World Café “CARRAZEDA INCLUSIVA: Como construir a EQUIDADE?”

26 de Novembro, 2024

𝐍𝐨 𝐝𝐢𝐚 𝟔 𝐝𝐞 𝐧𝐨𝐯𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨, 𝐝𝐞𝐜𝐨𝐫𝐫𝐞𝐮 𝐞𝐦 𝐂𝐚𝐫𝐫𝐚𝐳𝐞𝐝𝐚 𝐝𝐞 𝐀𝐧𝐬𝐢ã𝐞𝐬 𝐮𝐦 𝐖𝐨𝐫𝐥𝐝 𝐂𝐚𝐟é, 𝐢𝐧𝐬𝐞𝐫𝐢𝐝𝐨 𝐧𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐂𝐚𝐫𝐫𝐚𝐳𝐞𝐝𝐚 𝐈𝐧𝐜𝐥𝐮𝐬𝐢𝐯𝐚, 𝐜𝐨𝐟𝐢𝐧𝐚𝐧𝐜𝐢𝐚𝐝𝐨 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐈𝐍𝐑.

O tema “Carrazeda Inclusiva: Como construir a equidade?” foi abordado numa metodologia dinâmica em que os 22 participantes se distribuíram por 4 mesas, cada uma com um tema: Família, Educação, Saúde, Trabalho. Todos os participantes circularam pelas 4 mesas e puderam expor as suas ideias sobre as dificuldades sentidas em cada área, principalmente no que se refere à deficiência, bem como exploraram possíveis soluções (veja na próxima Newsletter as conclusões).

A Senhora Vice-Presidente Adalgisa Barata proferiu algumas palavras de enquadramento, referindo que no concelho não há respostas específicas para as pessoas com deficiência, sendo a A2000 a única entidade que, graças ao apoio do Município, está a intervir no sentido de promover a inclusão profissional das pessoas com algumas incapacidades. Salientou que este World Café é a primeira vez que se sentam juntas representantes de várias entidades do concelho, pessoas com deficiência ou incapacidade e familiares, para refletir sobre o papel de cada um para tornar o concelho mais inclusivo.

Deixamos aqui um Spoiler das conclusões, por mesa:

  • Educação: importância do investimento nas equipas educativas, ao nível da formação e multidisciplinar idade.
  • Saúde: importância da humanização dos serviços para se tornarem mais responsivos às reais necessidades das pessoas.
  • Trabalho: importância da divulgação para que se abram oportunidades no tecido empresarial.
  • Família: importância da capacitação parental.
 

Ficou claro que informar, falar sobre os assuntos é o primeiro passo para a mudança e criação de novas soluções inclusivas para as pessoas com deficiência ou incapacidade.

Skip to content