· Universidade FM
· XXV Feira do Livro do Douro
No âmbito da UFCD Comunicação e Assertividade, os formandos do Curso 17 Ação 1 – Desenvolvimento de Competências Socioprofissionais, a decorrer em Poiares, realizaram uma visita à Rádio Universidade FM localizada em Vila Real e à XXV Feira do Livro do Douro.
A visita à Rádio Universidade FM teve como objetivo reconhecer os benefícios/ impactos de uma comunicação positiva através deste meio de comunicação, desenvolver, através dos testemunhos dos profissionais de rádio, estratégias positivas para comunicar e ainda reconhecer a importância da comunicação assertiva no relacionamento com os ouvintes.
Desde a sua invenção, a rádio tem sido uma das formas mais poderosas de comunicar, conectando pessoas de diferentes origens e culturas. Ao longo dos anos, a rádio tem desempenhado um papel fundamental na vida das pessoas, fornecendo informação, entretenimento e um senso de comunidade.
A rádio é um dos poucos veículos de comunicação capazes de alcançar perfeitamente todos os lugares, sem a necessidade de grandes equipamentos de transmissão ou receção de som. Este meio de comunicação é considerado tradicional e democrático, podendo ser ouvido no trânsito, em casa, no trabalho, na rua ou pelo telemóvel.
À chegada à Rádio Universidade FM, o grupo foi recebido pela radialista Mila Brigas que explicou, de uma forma sucinta, a história desta Rádio que já conta com 38 anos de existência assim como partilhou algumas peripécias que já viveu ao longo de mais de 3 décadas neste ramo.
Para se fazer rádio existem caraterísticas de extrema importância tais como: entonação da voz, clareza e calma ao ler um texto ou uma notícia, ser um bom orador e também ouvinte, ser imparcial e comunicar de forma assertiva para que a mensagem seja entendida de forma clara e direta.
De seguida explicou que num estúdio de rádio as paredes estão revestidas com material que absorve as ondas sonoras, garantindo a qualidade do som captado, que neste espaço realizam-se trabalhos de áudio como reportagens, anúncios publicitários ou gravações de voz off e notícias em direto. Há equipamentos que são imprescindíveis num estúdio de rádio: computador, microfones e fones e uma mesa de mistura, entre outros.
Por fim, alguns elementos do grupo tiveram o privilégio de “experimentar fazer rádio” e assim o estúdio foi invadido pela entrevista improvisada que provocou algumas gargalhadas pois as vozes por vezes ficam muito diferentes da realidade.
Mila Brigas deixou o convite a todos para sintonizarem 104.3 e ouvirem a Universidade FM.
Fica, mais uma vez, o agradecimento à Universidade FM pela disponibilidade de receber a A2000 nos seus estúdios e proporcionar uma experiência diferente e agradável a todo o grupo de formação.
A visita à XXV Feira do Livro do Douro na linda cidade de Peso da Régua teve como objetivo reconhecer os benefícios e os impactos de uma comunicação positiva através da leitura e contactar com algumas ferramentas relacionadas com a assertividade para desenvolver uma comunicação assertiva quer a nível verbal quer a nível não verbal nomeadamente um leque diversificado de livros, revistas, jornais e explorar algumas passagens de autores para mais tarde darem a sua opinião.
À chegada o grupo foi recebido por o casal mais simpático da Disney que deliciou todos com o seu carinho e recetividade. Depois de muitos momentos fotográficos para mais tarde recordar seguiram para a Feira do Livro que se encontrava no espaço exterior da Biblioteca Municipal e de seguida o grupo foi reencaminhado para o interior do edifício onde na sala “Agustina Bessa Luís” foi realizada uma atividade onde foram lidos alguns excertos do livro “Guia de Sentimentos Prováveis” da psicoterapeuta Isabel Leal e os formandos tiveram oportunidade de participar e partilhar a sua opinião sobre alguns sentimentos presentes na obra.
No final desta atividade todos foram presenteados com bolachinhas caseiras de limão confecionadas com muito carinho para esta ocasião especial.
A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico e amplia a habilidade na escrita.
Fica o agradecimento à Câmara Municipal de Peso da Régua por, mais uma vez, convidarem a Associação 2000 a participar neste evento cultural e permitir que neste espaço haja liberdade de pensamento.
Isabela Lima, Formad