Visita ao Zoo Santo Inácio – Vila Nova de Gaia

Formandos com técnicas da A2000 em visita ao zoo

No âmbito da UFCD 3522 –“Tratamento de Plantas e Animais”, os formandos do Curso 7 – Assistente Familiar de Apoio à Comunidade II, de Vila Real, visitaram no dia 7 de Fevereiro, o Zoo Santo Inácio, localizado em Vila Nova de Gaia.

Nesta visita identificámos como objetivos reconhecer técnicas básicas de tratamento de plantas e animais, identificar as características individuais dos animais e plantas, observar as várias espécies que fazem parte da natureza, criar as noções da alimentação e higiene dos animais, conhecer a diversidade da flora e fauna existentes, e proporcionar momentos de convívio e lazer.

Começámos por assistir à alimentação dos pinguins onde nos foram transmitidas pelo seu cuidador algumas curiosidades sobre os mesmos tais como: os pinguins serem provenientes da Costa do Chile e do Peru, serem aves marinhas com o peito e face riscados e um chamamento rouco. O pinguim pode parecer desajeitado em terra, mas dentro de água é um excelente nadador, usando as suas asas como barbatanas e a cauda e as patas como leme.

Na exploração do zoo, foi evidente a quantidade e diversidade de espécies de animais e de plantas. Cada uma com uma beleza exclusiva e distinta!

Macacos, leões, rinocerontes, hipopótamos, papagaios, crocodilos, chitas e tantos, mas tantos outros foram vistos a ocupar este espaço.

Cada grupo de animal era apresentado num letreiro onde estava descrito o tipo de alimentação, as características da espécie, o método de reprodução e ainda algumas curiosidades.

Todos nós apreciámos imenso o que vimos, especialmente os macacos, face à interação que houve. Alguns de nós conseguiram tocar nos animais e fazer-lhes carinhos, como por exemplo, ao cão da Pradaria.

Visitamos também o reptilário, inicialmente com certo medo, mas impressionou-nos bastante, devido ao número e variedade de répteis. Neste território, tivemos a oportunidade de ver os tratadores a alimentarem os animais. Frutas e plantas foram os alimentos espalhados. As cobras permaneciam imóveis. Era provável que ainda estivessem a digerir o último mantimento.

O tempo passou rapidamente e o lugar das aves foi o último a ser registado. Aves tão belas e distintas foram avistadas e tocadas por quem quis. Sim, porque muitas permitiram esse contacto!

Para todos nós, esta visita foi muito gratificante porque permitiu-nos interagir com os animais e visualizá-los ao vivo pela primeira vez. 

Foi uma experiencia maravilhosa para todos nós!

Curso 7 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II (Vila Real)

Notícias Relacionadas

Um trabalho exemplar e impactante

11 de Dezembro, 2024

19/11/2024 – Assinatura do contrato de comparticipação financeira no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

11 de Dezembro, 2024

15/11/2024 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2024 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025.

11 de Dezembro, 2024
Skip to content