A A2000 acredita que a adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade é uma mais-valia para qualquer entidade.
Nesse sentido, os serviços formativos da A2000 estão certificados pela DGERT – Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho – desde 2001 e, todos os serviços (formativos e não formativos) estão certificados por dois sistemas de qualidade: EQUASS (Assurance – nível 1), desde 2011, e ISO9001 desde 2012.
Os sistemas de gestão de qualidade garantem que num ambiente controlado se cumpram os normativos e, no que diz respeito à ética, também é mais fácil monitorizar as boas práticas que esta envolve. Contudo, na A2000 grande parte do trabalho é realizada no exterior e na relação com os parceiros, por isso se aplicou um questionário às entidades parceiras de Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT) para avaliar se estas, através da atuação dos colaboradores da A2000, percebem quais os valores que pautam a prestação dos serviços.
A A2000 tem definidos 4 valores institucionais, que representam as suas convicções dominantes e orientam o desempenho dos seus colaboradores, servem como elemento motivador e têm como objetivo prestar um serviço com valor a todos que dele usufruem.
No sentido de perceber se, no seu trabalho diário a A2000 revela os seus valores, solicitou-se às empresas que recebem formandos em FPCT que assinalassem, numa lista de 10 valores, os 4 valores que pensavam ser aqueles que a A2000 privilegia na sua prática.
O questionário foi aplicado a responsáveis de 27 entidades inseridas nas localidades de Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua, Baião, Resende e Vila Real. Estas entidades prestam serviços em diferentes áreas comerciais, sociais, de restauração, etc..
O gráfico 1, apresenta os resultados do questionário e, a cor azul assinala os 4 valores da A2000 e a respetiva pontuação que indica quantos parceiros pensaram ser queles os valores da A2000, baseados no desempenho dos técnicos.
A cor de laranja assinala os valores que o questionário também propunha, e que alguns parceiros assinalaram, pensando que esses eram os valores da A2000.
Como se pode verificar no gráfico, dos 4 valores da A2000 – Compromisso, Competência, Respeito e Inclusão – o valor da Inclusão foi o mais identificado pelos inquiridos, com 21 pessoas a identificarem a Inclusão como valor da A2000.
Isto talvez se dê ao facto da parceria mantida com a A2000 ter como objetivo a integração profissional dos formandos. Esta integração prevê a inclusão de todos os indivíduos, independente da sua condição física, mental ou outra.
O serviço prestado pela A2000 tem como objetivo proporcionar oportunidades e meios aos clientes que permitam o desenvolvimento e a aplicação de estratégias facilitadoras do exercício de uma cidadania plena.
A maioria das entidades (16 respostas) reconhecem a Competência como um dos valores da A2000. Presumimos assim, que as pessoas reconhecem um conjunto de características, conhecimentos e atitudes técnicas e profissionais, dos colaboradores da A2000, no exercício das suas funções.
A A2000 presta serviços personalizados aos clientes, através de colaboradores capazes de mobilizar os recursos necessários ao alcance dos objetivos.
Outro valor com maior votação foi o Respeito com 13 respostas por parte das entidades. A prática da A2000 tem por base o respeito pela dignidade humana, privilegiando a igualdade de tratamento e de acesso à informação para a tomada de decisão informada, de todos os stakeholders da A2000, considerando os seus direitos, liberdades e interesses, bem como os preceitos da confidencialidade.
Catorze dos inquiridos apontaram a “Responsabilidade Social” como um valor da A2000. Embora este não seja um valor da A2000, é de facto, uma preocupação na sua prática diária. Pois todos os comportamentos e prestação de serviços enquadram-se no conceito da responsabilidade social.
O Compromisso foi o 5º valor mais identificado pelos responsáveis das entidades de FPCT (10 respostas), e é na realidade um valor da A2000. Todos aqueles que na A2000 trabalham estão comprometidos com a missão da organização, tendo em vista responder aos objetivos e necessidades do cliente, numa perspetiva de melhoria contínua da sua qualidade de vida e dos serviços prestados.
Esta experiência realizada para se entender se a ação da A2000 revela os seus valores leva-nos a tirar algumas ilações, pois observa-se que, por exº. o valor Compromisso não é percecionado como um dos 4 da A2000. Porém, o Compromisso com os clientes é o ponto de partida de todos os serviços da A2000. O compromisso com a defesa dos direitos e interesses de cada cliente é a pedra angular sobre a qual assentam todos os serviços prestados.
Os resultados deste trabalho deixaram o alerta para a necessidade de clarificarmos melhor a comunicação com o exterior, que será efetuada, certamente.
Armando Oliveira, Técnico de Acompanhamento e Inserção