No final do ano 2017, a A2000 e o Centro Qualifica da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, estabeleceram uma parceria, com o objetivo de desenvolver processos de RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de modo a permitir o aumento das habilitações escolares dos formandos da A2000.
O processo de RVCC permite ao candidato demonstrar competências que adquiriu ao longo da vida e em diferentes contextos, possibilitando-lhe obter uma certificação escolar correspondente às competências que demonstra ter.
Este processo apresenta ainda como vantagens:
– Maior facilidade de integração e mobilidade no mercado de trabalho, uma vez que as entidades procuram colaboradores com níveis académicos e profissionais mais elevados;
– Espelho das qualificações que as pessoas possuem;
– Valorização pessoal e profissional;
– Acesso a novos percursos formativos.
Desde o início desta parceria já foram desenvolvidos 46 processos que permitiram aos formandos obter certificação dos seguintes níveis:
– B1 (4.º ano) – 8 formandos;
– B2 (6.º ano) – 16 formandos;
– B3 (9.º ano) – 22 formandos.
Esta cooperação tem sido bastante positiva, pois permite aos formandos da A2000 aumentar as suas habilitações escolares e, até muitas vezes, obterem a escolaridade mínima obrigatória. Este aumento da escolaridade já teve impactos na vida de alguns formandos, nomeadamente a possibilidade de concorrerem a ofertas de trabalho que anteriormente lhes estavam vedadas bem como terem direito retribuições mais elevadas.
A A2000 reconhece e valoriza a importância do trabalho em parceria pois acredita que quando entidades focalizadas nas suas atividades e nos seus objetivos se unem no desenho e execução de projetos conjuntos, o resultado tende a ser mais positivo. A importância de estabelecer parcerias com outras entidades/instituições passa também por uma política de cooperação onde seja possível unir esforços no sentido de criar mais valias para a comunidade onde estão inseridas.
Lara Carnide, Coordenadora Pedagógica