No dia 2 de dezembro, em Poiares – Peso da Régua, teve início mais um curso, com o referencial de Operador de Serviços Pessoais e Comunitários. Foi aprovado um Percurso Formativo C, um percurso individualizado com base em referenciais de formação não integrados no CNQ, com a duração de 2900 horas.
O Curso de Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, para além de promover o desenvolvimento de competências profissionais, inclui uma forte componente dedicada às competências pessoais e sociais, consideradas essenciais e determinantes para a integração desta população no mercado de trabalho.
O grupo de formandos é heterogéneo no que diz respeito à idade, escolaridade e tipo de deficiência. É composto por 12 elementos provenientes de vários concelhos circundantes, nomeadamente: Vila Real, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião e Lamego.
Os motivos que levaram cada formando a ingressar nesta formação profissional são diversos. Alguns decidiram participar porque sentiam necessidade de ocupar a mente, outros reconheceram a importância de adquirir novos conhecimentos e construir novas amizades. A maioria, contudo, aproveitou esta oportunidade com o objetivo de alcançar uma integração profissional.
Quanto às suas expetativas, todos desejam concluir o curso com sucesso e esperam que o espírito de união e entreajuda se mantenha no grupo.
Aproveitamos para desejar à Família A2000 umas Boas Festas e reforçar que contamos com todos para alcançarmos os nossos objetivos.
Curso 1 – Ação 6 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Ana Marisa Camilo, Formadora
A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade” foi apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.