Um trabalho exemplar e impactante

Conheci a A2000 há 11 anos, através do seu Presidente António José Martins Ribeiro, carinhosamente conhecido pelo Sr. Tozé, com uma abordagem simples e convincente, apresentou-me a entidade, destacando não apenas o trabalho que já realizava, mas também as projeções futuras e o impacto transformador que buscava alcançar. Percebi, naquele momento, que o trabalho desenvolvido nos territórios onde já estava presente era de enorme valor e impacto, sobretudo para as pessoas com deficiência ou Incapacidade. Através da formação profissional, a Associação não apenas transformava vidas, mas também promovia a inclusão, reafirmando o seu compromisso social e humano. Ficou claro para mim, naquele momento, que era essencial trazer a instituição para o território de Resende, uma vez que não existia nenhuma resposta estruturada nessa área.

Ao longo destes 11 anos a instituição tem realizado um trabalho de grande valor em Resende. Com a dedicação de algumas colaboradoras, nomeadamente da Goreti Alexandre e da Sandra Pinto, as pessoas com deficiência e incapacidade têm encontrado uma nova perspetiva de vida. Esse impacto é visível não apenas na integração em contexto real de trabalho, nos diversos estabelecimentos comerciais e entidades públicas, mas também no acompanhamento próximo e humano proporcionado por estas profissionais. O cuidado e empenho delas têm feito toda a diferença na promoção da inclusão e na melhoria da qualidade de vida de cada formando/indivíduo.

Instituições como esta necessitam da ajuda de todos para poderem oferecer respostas eficientes e de qualidade. O apoio do Estado, das empresas e da comunidade em geral é essencial para garantir que esses serviços continuem a transformar vidas. Com o suporte adequado é possível proporcionar mais oportunidades de inclusão e autonomia para as pessoas com deficiência e incapacidade, promovendo uma sociedade mais justa e solidária.

A aposta em apoiar a A2000 foi, sem dúvida, acertada. Ao longo dos anos, ficou claro que o trabalho realizado tem um impacto profundo na vida das pessoas com deficiência e incapacidade de Resende, promovendo a sua autonomia e inclusão na comunidade. Tudo aquilo que é investido em prol das pessoas mais vulneráveis tem um impacto positivo significativo. Se estas pessoas estiverem bem integradas e felizes, os seus familiares também o estarão e a comunidade será mais harmoniosa e justa. A inclusão e o bem-estar das pessoas com deficiência e incapacidade não só transformam a vida delas, mas também proporcionam paz e satisfação para aqueles que as rodeiam. Quando as pessoas se sentem valorizadas e realizadas o impacto positivo estende-se a toda a família, criando uma rede de apoio solidária.

A A2000 é, sem dúvida, uma entidade importante na região, sendo um pilar para a inclusão e a melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas. Que os seus corpos sociais, colaboradores e entidades que apoiam a instituição, continuem este trabalho magnífico proporcionando cada vez mais oportunidades e pessoas mais felizes.


Maria José Dias, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Resende

Notícias Relacionadas

19/11/2024 – Assinatura do contrato de comparticipação financeira no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

11 de Dezembro, 2024

15/11/2024 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2024 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025.

11 de Dezembro, 2024

13/11/2024 – Encontro de entidades da Rede Social de Santa Marta de Penaguião na A2000

11 de Dezembro, 2024
Skip to content