“Um Projeto para a Vida”

Carlos Duarte

por Carlos Duarte, participante das atividades do Eixo I de Intervenção do CLDS-4G Murça Milhões de Esperanças (Emprego, Formação e Qualificação)

No âmbito das Atividades 1 e 2 – “Tansform’Arte” e “Abrir Caminhos” – do Plano de Ação do CLDS Milhões de Esperanças, foi proposto ao Carlos Duarte Pinto Enes o desafio de redigir e partilhar a sua história de vida que, embora não muito longa, se compõe de desafios complexos, superações e muita resiliência. Ele prefere escrever na terceira pessoa, mas entrega genuinamente à comunidade leitora da Newsletter da A2000 um testemunho com o melhor e o pior do seu percurso, esperando que no futuro o possa pautar com conquistas mais felizes.

Natália Gomes, Técnica do CLDS

Aos vinte anos, Carlos Duarte, natural do Concelho de Alijó, aldeia de Ribalonga, foi acusado de violência contra a própria família, tendo sido afastado da casa da sua progenitora, onde residia. Encaminhado para Murça pelo Instituto de Segurança Social, o Carlos viu-se obrigado a ser verdadeiro no relato da história dos seus consumos de álcool e drogas às técnicas que foram destacadas para acompanhar o seu caso. Passou a viver sozinho, com um quarto só para si, numa residencial em Murça – abrigo que evitou que vivesse nas ruas. Durante meio ano, aquela foi a sua casa, mas a frustração de viver dias vazios de sentido crescia. Sem propósitos, trabalho ou amigos.

Foi encaminhado para o Projeto CLDS Milhões de Esperanças, mais concretamente para a Atividade 1 – “Transform’Arte” e Atividade 2 – “Abrir Caminhos”, onde conheceu pessoas também desempregadas com quem partilhou momentos em grupo, construtivos, podendo ocupar os seus dias a fazer várias atividades ocupacionais, que lhe foram permitindo adquirir algumas competências.

Marcaram-no as sessões em que teve de elaborar a sua “Linha da Vida” e projetar a pessoa que quer ser no futuro; aprendeu a ser mais assertivo e menos agressivo na sua comunicação com os outros e aprendeu a “filtrar” aquilo que diz, para evitar magoar as pessoas com quem lida.

No dia 15 de outubro de 2020 o Carlos tomou a iniciativa que mudou o rumo da sua vida. Mais consciente do que nunca de que apenas com ajuda especializada conseguiria deixar os consumos de droga, solicita que lhe seja dada a possibilidade de desintoxicação. No dia seguinte, são-lhe apresentados os objetivos de uma Comunidade Terapêutica em Chaves, e ele percebeu que ali lhe seria dada uma oportunidade. Uma vez aceite na mesma, cumpriu o período de quarentena, e chegou a altura de apresentar-se, a si e aos seus problemas familiares. Foi-lhe desde logo prometido um tratamento com dignidade, carinho e segurança, em contrapartida ao cumprimento absoluto das regras do funcionamento da instituição. Lá não podia deixar de fazer a cama, limpar o quarto, arrumar, tratar do jardim exterior, etc.. Mas também existiam momentos de lazer e descanso. O Carlos adorava assistir a filmes.

Passou a sentir-se rodeado de pessoas que, por serem adictas também, o não julgavam, compreendiam e de certa forma protegiam. Não eram permitidas relações de intimidade entre colegas, mas as amizades foram surgindo. Chegado o dia 24 de novembro, recebeu o que há muitos anos não lhe fora dado: um bolo de aniversário, uma festa e um canto de parabéns. Para além da diversão que vivenciou, o seu coração encheu-se de alegria. O Natal e a Passagem de Ano deixaram de ser passados com a solidão.

A vida ganhava um novo significado, dia após dia, tendo tido grande importância o momento em que a equipa terapêutica o desafiou a partilhar, em vários passos, culpas e vergonhas relativas ao que tinha feito no passado. Essa atividade requereu muito esforço da sua parte. Finalmente, o Carlos pode assumir-se como limpo de vícios graças ao rigor desta instituição, tendo concluído a primeira fase do seu tratamento. Vive agora um período de transição de uma Comunidade Terapêutica para outra, numa cidade diferente. Enquanto isso, retornou às atividades do CLDS-4G Milhões de Esperanças, onde lhe foi dada a oportunidade de escrever a sua história e testemunhar a importância de não perder a vida para consumos aditivos de quaisquer substâncias. Hoje é um rapaz mais motivado para viver os dias e para encontrar o amor, o seu grande projeto para a vida!

Carlos Duarte Pinto Enes

Notícias Relacionadas

A2000

9 de Agosto, 2024

Integração Profissional em Mesão Frio, Santo André

9 de Agosto, 2024

MUDAT – A mudança começa em ti!

9 de Agosto, 2024
Skip to content