A A2000 atua em Armamar desde 2016, ano em que foi lançado o desafio da formação de pessoas com deficiência e / ou incapacidade neste mesmo concelho. Depois de um árduo trabalho para a aceitação dos mesmos no mundo do trabalho e de ano após ano a iniciar formações, o ano 2024 não podia ser exceção iniciando assim um curso de formação profissional no passado dia 2 de outubro. Este alberga onze pessoas de várias freguesias do concelho de Armamar e uma pessoa do concelho de Lamego.
A formação é denominada de Operador de Serviços Pessoais e Comunitários e tem a duração de 2900 horas, sendo 1800 horas de formação em sala e 1100 de Formação Prática em Contexto de Trabalho.
Doze formandos heterogéneos que foram selecionados para ingressarem na formação com o objetivo de melhorarem as suas aprendizagens, a sua autoestima, a sua qualidade de vida e, por fim, conseguirem uma integração profissional numa área ao gosto de cada um. Irão ser orientados e acompanhados por uma equipa multidisciplinar com o intuito de melhorarem as suas condições físicas, psicológicas e aumentarem os seus conhecimentos escolares e profissionais.
A aprendizagem, a evolução, o caminho faz-se caminhando e estes formandos vão sempre caminhando acompanhados pela equipa da A2000 que nunca os deixa para trás!
Curso 1 – Ação 3 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários,
Sofia Barros, Téc. de Acompanhamento e Inserção
A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade” foi apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.