A limpeza não serve somente para deixar um ambiente organizado e livre de sujidade, mas também para a eliminação de bactérias e redução do risco de doenças que possam ser causadas por elas.
Uma limpeza adequada permite controlar a produção, evitar a contaminação microbiológica e garantir a segurança das instalações, bem como proporcionar um aumento da qualidade do ambiente de trabalho.
Neste sentido, no âmbito da UFCD 6390 Limpeza e Higienização dos Equipamentos e Instalações da Restauração, os formandos do Curso 1 – Ação 10, a decorrer em Poiares, foram limpar o refeitório da A2000.
Conhecer procedimentos e rotinas de limpeza, dosear e manusear detergentes, conservar equipamentos ou avaliar necessidades extra de limpezas são algumas das competências exploradas nesta unidade de formação.
Assim, antes da limpeza propriamente dita, foi explicado quais os detergentes a utilizar nas diferentes superfícies a limpar e as dosagens corretas. Foram limpas e desinfetadas as mesas e as cadeiras, as bancadas, os micro-ondas e o chão. Estas atividades práticas têm como objetivo desenvolver competências profissionais e pessoais e, ao mesmo tempo, tornar os formandos mais capazes e autónomos nestas tarefas. Este curso encontra-se atualmente em Formação Prática em Contexto de Trabalho, e aprender a limpar e higienizar os equipamentos e as instalações é, mais do que nunca, um imperativo para proteger e melhorar a qualidade de vida de todos nós.
Isabela Lima, Formadora
Curso 1- Ação 10 – Assistente Operacional