“A única maneira de crescer profissionalmente e fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz!”
Para mim esta frase caracteriza o que é trabalhar na A2000. Esta simples expressão transmite o quanto nós técnicos evoluímos, tanto a nível profissional como humano ao contactar diariamente com o nosso público alvo que tanto nos enriquece.
Sim, a família A2000 enriquece-nos.
Desde 2016 tenho o privilégio de fazer parte desta casa e sinto de forma genuína que foi a grande oportunidade da minha vida.
A menina que iniciou a vida profissional há 7 anos atrás é diferente da mulher que hoje cá trabalha. Têm sido várias as experiências, os desafios, as emoções e os projetos em que tenho participado. Por isso, hoje dou por mim a reconhecer e a admirar gestos, atitudes e comportamentos que antes não valorizava.
E tudo isto porquê? Porque cresci e me tornei uma pessoa melhor; porque me tornei numa profissional que jamais pensaria um dia ser; e porque sei que tudo o que fazemos CONTA para melhorar a VIDA dos nossos clientes – as Pessoas com Deficiência e Incapacidade.
A A2000 dá resposta a inúmeras pessoas que acumulam vários fatores de desfavorecimento e sentem dificuldades de integração comunitária e profissional. A nossa missão diária é desmistificar o preconceito e trabalhar com afinco para uma sociedade mais justa que promova e materialize a inclusão socioprofissional.
Esta nossa “batalha” diária é a mais difícil e, ao mesmo tempo, a mais desafiante e enriquecedora, pois recolhemos diariamente evidências do impacto da A2000 nas vidas dos nossos clientes. Muitos deles jamais teriam as oportunidades e a bagagem que hoje têm para encararem com normalidade as vivências e os desafios diários.
Todos os dias trabalhamos em função do melhor, do melhor para eles (clientes) e do melhor para a sociedade. Temos consciência e a experiência que a sociedade obtém ganhos enormes se incluir todos.
Se recuarmos no tempo, não seria sequer possível imaginar que as pessoas com deficiência pudessem interagir, trabalhar e contribuir de forma útil e autónoma para o enriquecimento social, profissional e cultural da sociedade… Ora, a A2000, como muitas outras organizações, veio acabar com estes preconceitos, veio mostrar à sociedade o enorme valor de cada pessoa, o grande poder que todos nós temos se trabalharmos com amor e com garra.
Os nossos clientes crescem connosco e nós também crescemos com eles em ordem a uma sociedade mais equilibrada e inclusiva.
“As pessoas realizadas profissionalmente são aquelas que colocam paixão, dedicam-se em tudo o que fazem!”
Todos os dias coloco paixão e acima de tudo profissionalismo, pois é essa a minha missão enquanto elemento desta GRANDE casa.
Marlene Azevedo,
Técnica de Reabilitação