No âmbito da UFCD 8853- Prestação de Cuidados Humanos Básicos– Higiene e Apresentação Pessoal, os formandos do Curso 9 – Ação 1, a decorrer em Tabuaço, foram visitar a Santa Casa da Misericórdia, localizada nesta vila.
Esta visita teve como objetivos conhecer as rotinas diárias dos idosos, as técnicas de prestação de cuidados de higiene e conforto bem como o modo de efetuar a separação, recolha e transporte de resíduos decorrentes da prestação de cuidados de higiene e conforto e da higienização dos espaços.
A Santa Casa da Misericórdia de Tabuaço foi fundada em 1932 e atualmente tem as seguintes respostas sociais: ERPI (Estrutura Residencial para Idosos), Centro de Dia e Creche, conseguindo apoiar cerca de 113 pessoas. Trabalham na instituição aproximadamente 50 funcionários.
O grupo foi recebido pela Diretora Técnica Dra. Ana Maria Falé que nos deu as boas-vindas dizendo que “a Santa Casa serve para servir” e que o principal objetivo desta Instituição é prestar um serviço de qualidade e excelência na prestação de cuidados aos utentes. Explicou ainda que a Sta. Casa tomou a iniciativa de criar um “livro de bolso”, que considera ser uma excelente ferramenta de trabalho, que auxilia os funcionários no seu dia-a-dia e que garante que todos os idosos são tratados de forma igual.
De seguida, o Enfermeiro Marco Aurélio deu-nos uma pequena formação sobre a prestação de cuidados de higiene e conforto para idosos. Segundo o Enfermeiro Marco Aurélio, é muito importante “sistematizar o ambiente de trabalho para que as tarefas sejam eficazes e respeitar as preferências do utente”.
De seguida, tivemos o privilégio de ouvir o testemunho de duas funcionárias da instituição, a D. Maria Soares e a D. Rute Pinto, que nos explicaram quais as rotinas diárias dos idosos no que diz respeito à sua higiene, alimentação e outros cuidados. Entre outras coisas destacaram ainda a importância de orientar sempre o utente para o procedimento que irão realizar com ele para que este compreenda o que vai acontecer naquele momento e o sigilo profissional.
Foi-nos também explicada a forma como esta Instituição procede à separação dos resíduos que diariamente produz. Têm contentores específicos para cada tipo de resíduo e semanalmente vem uma empresa externa fazer a recolha e desinfeção dos contentores.
Nos dias que antecederam a visita o grupo da formação preparou algumas surpresas para os idosos: construíram porta-joias com caixas de ovos e um porta-chaves com rolhas de cortiça, ensaiaram uma música e criaram quadras alusivas ao dia:
“Estamos hoje aqui
Para convosco conviver
Que dia lindo este
Que estamos a viver”;
“Fui ao jardim passear
Espalhar a minha dor
Encontrei o vosso nome
Na mais linda flor”;
“Não há idade mais linda
Que a vossa podem crer
A vida passa a correr
Desfrutem sem um minuto perder”;
“Trazemos alegria e sorrisos
Para vos presentear
Obrigada meus amigos
Por nos ouvirem cantar”;
“Foi com muito carinho que preparamos
Estes miminhos para vós
Esperemos que gostem e usem
Para se lembrarem de nós”;
“A Associação aqui vem
Aqui vem com emoção
Trazer a este lar
Muito amor no coração””;
O final da visita foi muito animado e repleto de sorrisos e emoção.
O grupo sentiu que “fez a diferença” no dia destes idosos e regressou a casa de coração cheio e muito feliz!
Fica um agradecimento especial à Santa Casa da Misericórdia de Tabuaço pela sua disponibilidade, principalmente à Dra. Ana e ao Enfermeiro Marco.
Curso 9 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Isabela Lima, Formadora