No âmbito da componente de formação de base matemática para a vida, os formandos do Curso 9 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários de Tabuaço verificaram que possuíam algumas dificuldades em situar-se no tempo, algo que consideram indispensável para o seu dia-a-dia.
Assim, em consonância com os formandos foi construído um relógio e um calendário, para registarem os dias da semana e do mês. Em relação ao relógio foram identificados os ponteiros (horas e minutos) e são trabalhadas as horas através da observação direta, demonstração e simulação.
Esta atividade tem vários objetivos alicerçados: identificar as unidades de medida de tempo; reconhecer os ponteiros de um relógio; nomear horas apresentadas em distintos relógios; reconhecer os dias da semana e os meses do ano; situar-se no tempo.
Um dia tem 24 horas, uma hora tem sessenta minutos e um minuto tem sessenta segundos… cada hora, cada minuto, cada segundo deve ser vivido e aproveitado com o maior dos prazeres e qualidade de vida. Qualidade esta que nos é dada pela A2000 através das aprendizagens que fazemos ao longo do nosso percurso e que é essencial para o nosso dia-a-dia e bem-estar físico e emocional.
Curso 9 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Sofia Barros, formadora