No passado dia 6 de Novembro realizou-se na escola primária de Galafura uma ação de formação intitulada “Envelhecimento Normal: vamos envelhecer de forma ativa” com apoio da Associação Cultural, Social, Desportiva e Recreativa de Galafura e as Uniões das Freguesias de Galafura e Covelinhas.
A sessão tinha como público-alvo a comunidade, sendo que compareceram aproximadamente 30 pessoas, com idades compreendidas entre os 50 e os 86 anos.
Ao longo da sessão, abordou-se a diferenciação entre um processo de envelhecimento normal e patológico, sendo que o principal foco da intervenção foi dar a conhecer a importância da Estimulação Cognitiva como forma de prevenção do envelhecimento. Abordou-se de forma muito clara e simples o conceito e alguns tipos de demência. No que diz respeito à estimulação, a Psicóloga Tânia Fernandes forneceu algumas estratégias com o objetivo de fornecer ferramentas que os participantes poderiam colocar em prática de forma a intervir e retardar o envelhecimento.
Dia 27 de novembro realizou-se a segunda parte da formação, na qual foram realizadas atividades de estimulação cognitiva para as diferentes dimensões: memória, linguagem, cálculo, atenção, funções executivas, gnosias/praxias e motricidade fina. Para executar e apoiar os participantes, contou-se com o apoio de mais duas técnicas da A2000: Vanessa Rualde (estagiária de Serviço Social) e Olinda Coutinho (estagiária de Psicologia).
O balanço desta ação formativa foi extremamente positivo, uma vez que foi notório o interesse e a participação dos presentes, quer a nível da adesão, motivação, colocação de questões, bem como da partilha de experiências. Foi igualmente visível a satisfação e o contentamento dos mesmo, no que diz respeito à parte mais prática da ação, pois de acordo com o depoimento de alguns, a realização deste tipo de atividades permitiu-lhes exercitar algumas competências que já não colocavam em prática há algum tempo, mais concretamente a capacidade de linguagem escrita.
Tânia Fernandes, Psicóloga da A2000