O dia amanheceu escuro, chuvoso e frio. Por entre a janela, o sol teimava em espreitar e, de repente, um belo arco-íris “invadiu” a sala. Foi com este cenário que o Curso 10 – ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, a decorrer em Carrazeda de Ansiães, foi para a cozinha confecionar sabonetes de alecrim. O cheiro invadiu o espaço e aqueceu o coração criando expetativa pelo resultado.
Esta atividade foi realizada no âmbito da Componente de Cidadania e Empregabilidade, nomeadamente no conteúdo da reciclagem e teve como objetivo transformar um material “velho” em novo, pois praticamente tudo pode ser aproveitado e reciclado para ter uma nova vida.
Para a realização desta atividade foram necessários os seguintes ingredientes, utensílios e materiais: restos de sabonetes de glicerina, água, alecrim, uma panela, uma colher de silicone ou de pau, formas de silicone, papel vegetal e fita de cetim.
Deixamos aqui as dicas se quiserem fazer em casa.
Numa panela colocam-se dois sabonetes de glicerina já ralados e, à medida que vão derretendo, adiciona-se água até obter uma mistura homogénea. No final, mistura-se na panela o alecrim já previamente desfiado em pequenas porções, continuando a mexer em lume brando durante aproximadamente 20 minutos. De seguida, coloca-se a mistura nas respetivas formas de silicone e deixa-se arrefecer para solidificar. Por fim, desenforma-se o sabonete e embrulha-se em pequenos quadrados de papel vegetal colorido previamente cortado e fecha-se com uma bonita fita de cetim.
Sónia Sousa, Formadora