No âmbito da UFCD 3522 APCDI- Tratamento de Plantas e Animais, o Curso de Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, a decorrer em Armamar, desenvolveu, ao longo do mês de novembro, várias atividades relacionadas com a aplicação das regras básicas no tratamento de plantas e animais.
Começaram pela experiência do “pé de feijão” – colocaram um feijão seco envolvido num pedaço de algodão húmido num pequeno frasco que foram regando ao longo dos dias. Passado uma semana, os feijões começaram a germinar e transformaram-se em belos pés de feijão!
Para que esta atividade tivesse sucesso foi necessário ter alguns cuidados nomeadamente, colocar o frasco num local bem iluminado e manter sempre o pedaço de algodão humedecido. O passo seguinte será transferir os pés de feijão para vasos com terra e esperar que o fruto nasça.
Esta atividade teve como objetivo identificar os aspetos básicos da constituição de um pé de feijão, colocar em prática as principais regras básicas de cuidados de plantas, estimular o cuidado com o meio ambiente, acompanhar a germinação e o crescimento da planta e o quanto é difícil para a natureza produzir e manter as suas florestas, bosques, pastos e jardins que servem de habitat para os nossos animais.
Ainda durante o mês de novembro o grupo de formação construiu uma Quinta com materiais recicláveis nomeadamente: garrafões e garrafas plásticas e vidro, caixas de ovos e de papelão, paus, rolhas plásticas e cortiça e alguns tecidos. Estes materiais, aliados à imaginação de cada formando, deram origem a uma bela Quinta que decidiram batizar de “Quinta Nascer do Sol” onde “vivem” felizes porcos, vacas, cavalos, galinhas e pintainhos, um cão, peixes, ovelhas e dois pastores.
Esta atividade teve como objetivo conhecer as principais caraterísticas biológicas dos animais que vivem numa quinta e as regras e cuidados de alimentação e higiene destes animais, assim pôde-se também desenvolver a criatividade e a motricidade fina do grupo em geral.
As plantas e os animais são seres vivos que nascem, crescem, reproduzem-se e morrem.
As plantas fornecem oxigénio, alimento, fibras, combustíveis e remédios que permitem a sobrevivência do ser humano. Elas também são essenciais para o controlo da temperatura da Terra e o equilíbrio e dinâmica da água no planeta.
A importância dos animais nas quintas é enorme pois este grupo de animais faz parte do nosso ecossistema. Consomem os legumes que sobram, produzem os fertilizantes naturais usados para adubar e, por sua vez, também servem de alimento às plantas.
Os animais de estimação oferecem companhia aos seus donos e alguém com quem partilhar a rotina diária. Da interação com eles recebemos afeto e reconhecimento e, por isso, os nossos sentimentos de solidão diminuem – o que ajuda a prevenir doenças e pode dar-nos mais anos de vida.
Isabela Lima, Formadora
A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade” foi apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.