Apresentação da A2000
- 7 de Novembro, 2022
A A2000 iniciou a sua atividade em 2001, ministrando formação profissional a pessoas desfavorecidas, em diferentes Tipologias de Intervenção, no âmbito dos Fundos Europeus, atividade que mantém.
A A2000 promove dois tipos de serviços:
SERVIÇOS FORMATIVOS: com vista à promoção da qualificação e do emprego das pessoas, a saber:
– Qualificação Profissional de pessoas com deficiência ou Incapacidade: Formação Inicial no âmbito do Percurso C – individualizados com base em referenciais de formação não integrados no CNQ, com uma duração de 2 900 horas (incluindo Formação Prática em Contexto de Trabalho) e Formação Contínua nas áreas de Auxiliar Infantil – 400 horas; Promoção de Empregabilidade – 400horas, nos concelhos de: Peso da Régua, Baião, Resende, Tabuaço, Chaves e Armamar;
– Formação de adultos pouco qualificados ou que pretendam reciclar os conhecimentos
– Formação Pedagógica Inicial
Com exceção desta última tipologia formativa, as restantes são financiadas pelo FSE e pelo Estado Português.
SERVIÇOS NÃO FORMATIVOS: de cariz social, com vista a desenvolver competências pessoais e sociais conducentes a uma inserção familiar e social de pessoas desfavorecidas ou em risco de exclusão, a saber:
– Gabinete Psicossocial (GPS): promove atividades com pessoas idosas (Espaços de Convívio) – recebe apoio financeiro do Município e 5 Juntas de Freguesia de Sta. Marta de Penaguião (União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Batista) e Sanhoane, Sever, Fontes, União de Freguesias de Louredo e Fornelos e Alvações do Corgo) e da União das Freguesias de Galafura e Covelinhas (Peso da Régua) na Associação Cultural Social Desportiva e Recreativa de Galafura.
– Intervenção Precoce na Infância (IPI): intervenção com crianças entre os 0 e os 6 anos que reúnam características pessoais ou sociais que coloquem em risco o seu pleno desenvolvimento – é financiada pelo Instituto de Segurança Social.
– Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP): pretende promover a integração socioprofissional das pessoas com deficiência ou incapacidades (jovens e adultos) que, evidenciem capacidades produtivas. Este serviço envolve 3 ações: IAOQE (Informação, avaliação, orientação para a qualificação e emprego), AC (Apoio à colocação) e APC (Acompanhamento pós-colocação) – é financiado pelo IEFP.
– Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade (CAARPD): assume-se como um “serviço especializado, que assegura o atendimento, acompanhamento e o processo de reabilitação social a pessoas com deficiência ou incapacidade e disponibiliza serviços de capacitação e suporte às suas famílias ou cuidadores informais” e envolve duas modalidades: a) Atendimento e Acompanhamento Social b) Reabilitação Social – é financiado pelo Instituto de Segurança Social, IP.
– CRI (Centro de Recursos para a Inclusão)
– Projetos Cofinanciados pelo INR (Instituto Nacional para a Reabilitação): “Se tu fosses eu?’” é cofinanciado pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. de 2022 e decorre um dia por semana em cada um dos 3 concelhos envolvidos (Armamar, Murça e Tabuaço) e envolve 30 participantes.
Em termos históricos, a A2000:
– Entre 2003 e 2012 manteve uma Empresa de Inserção – “InSerCarp – Carpintaria” – na área de carpintaria de construção civil, empregando seis trabalhadores que mudavam em ciclos de dois anos e meio.
– Entre 2006 e 2010 foi a Entidade Promotora e Executora do Projeto “Sorrisos”, elaborado ao abrigo da Medida 2 do Programa Progride – Programa para a Inclusão e Desenvolvimento – dirigido às crianças e jovens em risco do concelho de Santa Marta de Penaguião.
Em suma, a intervenção da A2000, no âmbito da sua Missão, abrange áreas relacionadas com a formação, o emprego, a família, a comunidade, a educação e a saúde, visando o aumento da qualidade de vida dos seus clientes, estando certificada desde 2011 pelo sistema de qualidade EQUASS e desde 2012 pela ISO 9001:2008.
A certificação ISO finalizou a 31/12/2021 não sendo renovada por opção da Direção da A2000.
missão
- 7 de Novembro, 2022
A Missão da A2000 é formar, capacitar e inserir social e profissionalmente pessoas da região norte, prioritariamente as crianças, as pessoas com deficiência ou incapacidade, as pessoas idosas e outros públicos vulneráveis, promovendo a sua qualidade de vida.
visão
- 7 de Novembro, 2022
A A2000, enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social de âmbito regional, pretende promover serviços de qualidade, geradores de desenvolvimento, inovação e inclusão, para os públicos mais vulneráveis, contribuindo para uma sociedade mais justa.
Ética
- 7 de Novembro, 2022
“Qualidade significa fazer certo quando ninguém está a olhar” – Henry Ford
Valores
Foram definidos pela A2000 os seus valores organizacionais, os quais representam as convicções dominantes dos seus colaboradores. São elementos motivadores que direcionam as ações dos colaboradores da organização nas intervenções desenvolvidas e, consequentemente, na prestação de um serviço com valor para quem dele usufrui. São eles:
- Competência:prestar serviços personalizados aos clientes, através de colaboradores capazes de mobilizar os recursos necessários ao alcance dos objetivos.
- Compromisso:cumprir a missão da organização tendo em vista responder aos objetivos do cliente, numa perspetiva de melhoria contínua da sua qualidade de vida e dos serviços prestados.
- Respeito: proporcionarigualdade de tratamento e acesso à informação para a tomada de decisão informada de todos os stakeholders da A2000, considerando os seus direitos, liberdades e interesses, bem como os preceitos da confidencialidade.
- Inclusão:proporcionar oportunidades e meios aos clientes que permitam o desenvolvimento e a aplicação de estratégias facilitadoras do exercício de uma cidadania plena.
Princípios Éticos
Os Princípios Éticos são linhas orientadoras que guiam a conduta dos seus profissionais na relação que estabelecem entre si e com os seus stackeholders salientando o que é válido e bom. Assim, a A2000 considerou que à sua atuação subjazem dois importantes Princípios Éticos:
1) Princípio da Solidariedade – O conceito de solidariedade social começa pela empatia e identificação com sentimentos ou ideias e concretiza-se, na A2000, em ações de cooperação e de interdependência que produzem algo maior ou melhor para a sociedade, e mais especificamente, para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Subjaz à Solidariedade o comprometimento com a defesa dos direitos das pessoas.
2) Princípio da Dignidade – Todas as práticas institucionais assentam no respeito pela dignidade humana, que é tudo aquilo que não tem preço, ou seja, que não é passível de ser substituído por um equivalente (seguindo a definição do Filósofo Immanuel Kant (1724-1804)).
A A2000 entende que se deve privilegiar o respeito pela dignidade do cliente, da família e/ou de terceiras pessoas, protegendo-os de riscos indevidos (saliente-se situações de negligência, abusos, maus tratos e discriminação), adotando disposições, regras e dinâmicas organizacionais que reduzam riscos e promovam a justiça social, a não-discriminação e o respeito pelos direitos humanos.
A A2000 ao assumir os valores da Competência, do Compromisso, do Respeito e da Inclusão e ao estabelecer o compromisso com os Princípios da Solidariedade e do Respeito pela Dignidade define rumos – através da Política de Ética – e qualifica as práticas desejadas e mais adequadas – considerando a sua missão – respeitando, sempre, as fronteiras do bem-estar físico, psicológico e sociofamiliar dos intervenientes.
Constitui-se como órgão interno, responsável por defender o respeito pelos preceitos éticos estabelecidos neste Guia de Boas Práticas, a Comissão de Ética.
Consulte aqui o documento das Guias Boas Práticas da A2000
Guia Boas Práticas
politicas
- 7 de Novembro, 2022
A Política de Ética da A2000 formaliza os padrões de relação entre os stakeholders (clientes, colaboradores, voluntários, parceiros, fornecedores, financiadores, comunidade em geral), pois é nesta relação que se materializa a sua Missão.
Independentemente do código de ética da respetiva função, todos os colaboradores devem desempenhar as suas funções respeitando os Valores e Princípios adotados pela A2000, por forma a garantir que os serviços são promotores de bem-estar e que todas as ações são exercidas de acordo com a legislação em vigor e designadamente com:
1- Responsabilidade
2- Segurança
3- Confidencialidade
Entenda-se que:
1- Agir com responsabilidade é ter consciência das suas competências, é decidir com base nas informações disponíveis, assumindo as consequências das suas ações e compreendendo a importância da sua função para a qualidade do serviço e para o bom funcionamento da organização.
2- Agir com segurança é garantir o respeito por um conjunto de procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade, bem como pelas medidas legais de proteção e/ou eliminação de riscos/perigos para a vida ou bem-estar dos intervenientes.
3- Agir com confidencialidade é garantir o resguardo e proteção das informações dadas pessoalmente em confiança, nunca as revelando sem autorização prévia. Ainda, no âmbito deste conceito a A2000 assume o cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016 (RGPD), relativamente aos dados pessoais de clientes, responsáveis legais, sócios, parceiros, voluntários e colaboradores, assegurando a confidencialidade dos seus dados pessoais, não recolhendo qualquer informação pessoal sem o seu consentimento expresso, garantindo que em qualquer momento, este consentimento pode ser alterado, restringido ou eliminado.
A A2000 presta serviços que visam satisfazer proactivamente as necessidades dos stakeholders, mais especificamente dos clientes, promovendo a criação de novos serviços (antecipando necessidades futuras através de estudos do meio envolvente) e a melhoria dos já existentes.
Esta cultura de mudança e inovação – alicerçada no respeito pelos direitos humanos e na equidade social – que se traduz na valorização do feedback de todos os stakeholders, bem como na promoção de uma crescente satisfação das necessidades e expetativas dos clientes e da comunidade envolvente, é a estratégia subjacente à gestão da qualidade da A2000 que se fundamenta no ciclo PDCA, atualizado e certificado pelos referenciais EQUASS, ISO 9001 e DGERT, o que garante o processo de melhoria contínua, de transparência e de responsabilização na prossecução da sua missão, suas metas e mais valias para os clientes.
A A2000, no âmbito da sua missão, privilegia os cidadãos que por diferentes razões (género, etnia, idade, deficiência, desemprego, falta de conhecimentos específicos – como os de informática, por ex.º) atravessam um processo de privação do acesso aos direitos sociais básicos como um todo – direitos políticos, de saúde, de educação, de emprego, de habitação, de justiça etc. – o que os torna vulneráveis, com laços sociais frágeis e expostos a diferentes formas de abuso/violência (físico, financeiro, psicológico, etc.).
Assim, independentemente das condições sociais ou biológicas de cada cidadão, a A2000 tem o compromisso de criar/adaptar respostas/oportunidades/condições/metodologias adequadas à especificidade de cada cliente que facilitem a sua interação harmoniosa com a sociedade (apoio total ou advocacy) – evitando os conflitos e o isolamento – e aumentem a sua qualidade de vida. Estas ações da A2000 assentam em dois princípios fundamentais para a inclusão:
– o da positividade, ou seja, a evidenciação das melhores capacidades e potencialidades de cada indivíduo, reafirmando o direito de cada um à autonomia, à liberdade de escolha e à tomada das suas próprias decisões de acordo com o princípio do consentimento informado (sem coação);
– o da parceria, pois a plena inclusão implica que a comunidade seja sensibilizada, esclarecida e envolvida, pela A2000, na mudança de atitudes e na criação de condições políticas, físicas, sociais e culturais que acolham todos os cidadãos e facilitem o exercício da democracia e da justiça igualitária, bem como o combate a todas as formas de preconceito/estereótipos discriminatórios.
Política de Recrutamento, Seleção e Retenção – A A2000 reconhece que os seus colaboradores (incluindo os voluntários) são a chave do sucesso dos seus serviços. A implementação desta política compreende:
- a) ORecrutamento e Seleçãode colaboradores com transparência, promovendo a igualdade de oportunidades e de não discriminação, respeitando os requisitos legais aplicáveis e as competências e atitudes imprescindíveis ao desempenho da função (e descritas no Manual de Funções).
- b) Amelhoria de competências técnicas e do desempenho, através de:
– um quotidiano organizacional empoderador ao nível da aquisição de ferramentas e instrumentos que potenciem uma atitude profissional autónoma, solidária, respeitadora das diferenças, atenta às necessidades da comunidade, criativa, participativa e impulsionadora de mudança;
– disponibilização de tempo para a frequência de formação e atualização contínua dos conhecimentos/competências técnicas dos colaboradores, facilitando a obtenção de maiores níveis de satisfação.
- c) Oreconhecimento dos colaboradoresque revelem clara e inequivocamente um desempenho extraordinário das suas funções, através da avaliação anual de desempenho (instrumento que evidencia a qualidade e empenho individual num processo de melhoria contínua) e da atribuição de incentivos, num processo de melhoria contínua que se pretende motivante e fomentadora de rentabilidade.
A A2000 compromete-se a assegurar condições adequadas de saúde, higiene e segurança no trabalho, de acordo com a legislação em vigor, garantindo instalações otimizadas e funcionais aos colaboradores (incluindo voluntários) para o exercício das suas funções.
O trabalho social é exigente, principalmente ao nível das condições psíquicas, pelo que é privilegiado o trabalho de cooperação em equipa (quer interna quer externa – através de parcerias) no sentido de obter um maior suporte e envolvimento das pessoas e de criação de redes formais e informais que rentabilizem recursos e talentos, criando assim uma maior motivação, bem-estar emocional e criatividade nos serviços prestados.
A qualidade da prestação dos serviços sociais da A2000 depende de múltiplos fatores (financeiros, logísticos, de cooperação, etc.) sendo fundamental que estejam identificados os que possam prejudicar a concretização dos seus objetivos.
Todos os colaboradores (previstos no organograma e voluntários) devem comprometer-se na: identificação dos riscos (sua probabilidade e impactos); comunicação dos riscos à Gestão; implementação de medidas preventivas que evitem ou minorem o impacto do risco; disponibilização de feedback à Gestão sobre a eficácia do sistema de controlo de risco.
O envolvimento dos restantes stakeholders, também, é importante para o controlo do risco e dos seus impactos, no funcionamento organizacional, bem como na sua prevenção.
qualidade dos serviços
- 7 de Novembro, 2022
Realizou-se nos dias 21 e 22 de junho de 2022, na sede da A2000, a 5.ª auditoria de renovação da certificação de qualidade dos serviços prestados pela A2000 segundo o Sistema EQUASS (European Quality Assurance for Social Services), pelo Eng.º Dinis Mota, auditor da APQ (Associação Portuguesa para a Qualidade), com o objetivo de aferir a conformidade do desempenho da A2000 com os requisitos fundamentais do Sistema EQUASS, e avaliar a operacionalização do Sistema de Gestão da Qualidade da A2000.
Durante estes dois dias de trabalho, pautados pelo elevado profissionalismo do auditor, foram avaliados os 10 Princípios da Qualidade do Sistema EQUASS e os 50 critérios subjacentes, que tiveram como fontes de verificação a análise da documentação de suporte institucional e demais documentos produzidos no âmbito do desenvolvimento dos serviços prestados pela A2000, e que foram abrangidos por esta auditoria, a saber: Formação Profissional (FP); Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP); Gabinete Psicossocial (GPS) e Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade (CAARPD). Além disso, foram realizadas entrevistas com os elementos do staff da A2000, clientes/utentes dos diversos serviços e seus significativos, parceiros institucionais e entidades financiadoras e reguladoras.
Esta auditoria de renovação de certificação permitirá manter o reconhecimento da qualidade dos serviços prestados pela A2000 nos seus diferentes domínios: a relação direta com os clientes/utentes; a otimização dos recursos humanos e financeiros; a monitorização e a medição dos resultados dos serviços prestados. Através destes domínios, aumentamos a eficiência e a eficácia da A2000 nas respostas às reais necessidades dos clientes/utentes, mas principalmente na promoção da sua qualidade de vida.
Na reunião final da auditoria, a propósito das obras de requalificação dos edifícios da sede da A2000 para a implementação de novas respostas sociais, o Auditor referiu que “os próximos três anos vão ser muito difíceis, mas acredita que a A2000 irá conseguir superar todas as dificuldades se mantiver a sua cultura organizacional intacta…”
A A2000 iniciou o processo de Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais, através da Norma Europeia EQUASS, em fevereiro de 2009. O EQUASS é um sistema de reconhecimento e certificação da qualidade dos serviços das organizações que atuam no âmbito dos serviços sociais, garantindo a qualidade e a melhoria contínua dos serviços prestados, orientados para as pessoas e para a sua satisfação, de forma a assegurar respostas adequadas às necessidades de cada um.
Atualmente, os serviços da A2000 estão certificados pela DGERT – Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho desde 2001, e pelo Sistema EQUASS (Assurance – nível 1) desde 2011. A A2000 continuará, estrategicamente, na senda da melhoria contínua dos serviços sociais que presta à comunidade.
Expressamos os nossos agradecimentos a todos os intervenientes neste processo, nomeadamente aos clientes/utentes, significativos, parceiros institucionais e entidades financiadoras e reguladoras que, aquando da Auditoria, contribuíram com os seus testemunhos relativos aos serviços prestados pela A2000.
António Ribeiro, Presidente da Direção
No dia 2 de dezembro de 2013, a Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000 foi certificada como entidade formadora pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), entidade que reconhece e valida a capacidade técnica de uma entidade para intervir no âmbito da formação profissional, nas seguintes áreas de educação e formação:
146 – Formação de professores e formadores de áreas tecnológicas
346 – Secretariado e trabalho administrativo
481 – Ciências informáticas
729 – Saúde – Programas não classificados noutras áreas de formação
761 – Serviços de Apoio a crianças e jovens
762 – Trabalho social e orientação
811 – Hotelaria e restauração
812 – Turismo e lazer
840 – Serviços de transporte
862 – Segurança e higiene no trabalho
Com a entrada em vigor da Portaria nº 851/2010, de 6 de Setembro iniciou-se o processo de transição entre o sistema de acreditação e o sistema de certificação, encontrando-se agora a A2000 CERTIFICADA como entidade formadora.
Esta certificação significa, mais uma vez, o reconhecimento da qualidade da prestação dos serviços formativos da A2000. Esta é a imagem de excelência que queremos manter.
Para o efeito, a A2000 continua a procurar a total adequação das práticas formativas aos seus clientes e aos requisitos de qualidade exigidos pela DGERT, a partir da realização de ações formativas direcionadas para as necessidades dos seus públicos e do mercado de trabalho.
Ser uma entidade formadora certificada pela DGERT significa que os procedimentos e práticas da A2000 estão de acordo com um referencial de qualidade específico para a formação.
Relembramos que a A2000 estava acreditada como entidade formadora pela DGERT desde 2001.
A Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000 foi alvo, no dia 30/12/2020, em formato de videoconferência, de Auditoria de Acompanhamento no âmbito da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a Norma ISO 9001:2015.
A verificação da implementação dos requisitos deste sistema foi efetuada pelo Auditor Coordenador Dr. João Santiago, em nome da LUSAENOR (entidade certificadora de sistemas de gestão, produtos e serviços), tendo sido evidenciado a conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade com a norma, o Auditor referiu em reunião final da auditoria que “o sistema de gestão da qualidade da A2000 cumpre com os requisitos ISO 9001:2015 e assegura a satisfação das partes interessadas, em particular dos seus clientes, elencando o espirito de melhoria continua…”
A certificação do Sistema de Gestão de Qualidade por aquelas entidades reflete o verdadeiro compromisso da A2000 com a qualidade e a melhoria contínua dos serviços prestados aos públicos vulneráveis que atende e abrange em toda a zona de intervenção (16 concelhos: Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Mesão Frio, Mondim de Basto, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Chaves, Sabrosa, Alijó, Murça, Carrazeda de Ansiães, Armamar, Lamego, Tabuaço, Resende, Baião), bem como o relacionamento com os sócios, colaboradores, os 25 parceiros estratégicos, os financiadores, as centenas de parceiros funcionais, e os fornecedores.
Saliente-se que a A2000, para além da Certificação pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), desde 2001, enquanto Entidade Formadora, tem o seu Sistema de Gestão de Qualidade certificado por duas entidades: European Quality Assurance for Social Services (EQUASS), desde 2011; e International Organization for Standardization – ISO9001:2008, desde 2012, e ISO9001:2015 desde 2018.
A certificação ISO finalizou a 31/12/2021 não sendo renovada por opção da Direção da A2000.
Realizou-se nos dias 7 e 8 de maio de 2019, na sede da A2000, a 4.ª auditoria de renovação da certificação de qualidade dos serviços prestados pela A2000 segundo o Sistema EQUASS (European Quality Assurance for Social Services), pelo Eng.º Dinis Mota, auditor da APQ (Associação Portuguesa para a Qualidade), com o objetivo de aferir a conformidade do desempenho da A2000 com os requisitos fundamentais do Sistema EQUASS, e avaliar a operacionalização do Sistema de Gestão da Qualidade da A2000.
Durante estes dois dias de trabalho, pautados pelo elevado profissionalismo e sabedoria do auditor, foram avaliados 10 Princípios da Qualidade do Sistema EQUASS, 50 critérios subjacentes, que tiveram como fontes de verificação a análise da documentação de suporte institucional e demais documentos produzidos no âmbito do desenvolvimento dos serviços prestados pela A2000, e que foram abrangidos por esta auditoria: Formação Profissional (FP); Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP); Gabinete Psicossocial (GPS) e Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade (CAARPD). Além disso, foram realizadas entrevistas com os elementos do staff da A2000, clientes dos diversos serviços e seus significativos, parceiros institucionais, entidades financiadoras e reguladoras.
Esta auditoria de renovação de certificação permitirá manter o reconhecimento da qualidade dos serviços prestados pela A2000 nos seus diferentes domínios: a relação direta com os clientes; a otimização dos recursos humanos e financeiros; a monitorização e a medição dos resultados dos serviços prestados. Através destes domínios, torna a A2000 mais eficiente e eficaz nas respostas às reais necessidades dos clientes, mas principalmente na promoção da sua qualidade de vida.
A A2000 iniciou o processo de Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais através da Norma Europeia EQUASS em fevereiro de 2009. O EQUASS é um sistema de reconhecimento e certificação da qualidade dos serviços das organizações que atuam no âmbito dos serviços sociais, garantindo a qualidade e a melhoria contínua dos serviços prestados, orientados para as pessoas e para a sua satisfação, de forma a assegurar respostas adequadas às necessidades de cada um.
Os serviços da A2000 estão certificados pela DGERT – Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho desde 2001 e pelo Sistema EQUASS (Assurance – nível 1) desde 2011.
A A2000 continuará, estrategicamente, na senda da melhoria contínua dos serviços sociais que presta à comunidade.
Expressamos os nossos agradecimentos a todos os intervenientes neste processo, nomeadamente aos clientes, significativos, parceiros institucionais, entidades financiadoras e reguladoras que, aquando da Auditoria, contribuíram com os seus testemunhos relativos aos serviços prestados pela A2000.
Ana Antunes, Psicóloga (responsável pela QUALIDADE dos Serviços)
membros dos órgãos sociais
- 7 de Novembro, 2022
Membros dos Órgãos Sociais 2024-2027
Presidente – Armando Vagaroso Rocha – Sócio nº 11
1º Secretário – Gonçalo José de Sousa Mesquita Novais – Sócio nº 1047
2º Secretário – Sofia Cardoso Pereira – Sócio nº 238
Presidente – António José Martins Ribeiro – Sócio nº 1
Vice-Presidente – Marina Antonieta Gomes Teixeira – Sócio nº 2
Secretário – Daniel Filipe Matos dos Santos – Sócio nº 484
Tesoureira – Maria Soledade Luís Mesquita – Sócio nº 4
Vogal – Juliano Conde Madureira Costa Almeida – Sócio nº 488
Suplente – Litinfer, Lda (José Guilherme Correia Tavares) – Sócio nº 57
Suplente – Fernando Borges Moreira – Sócio nº 721
Suplente – Ana Rodrigues Antunes – Sócio nº 307
Suplente – Lara Vanessa Pinto Carnide – Sócio nº 234
Suplente – Aurora Manuela R. Gouveia – Sócio nº 381
Presidente – Cesário Mesquita Ferreira – Sócio nº 523
Vogal – Ana Maria Monteiro dos Santos – Sócio nº 82
Vogal – Fernando Carvalho Teixeira – Sócio nº 77
Suplente – Aníbal Pinto Prior – Sócio nº 3
Suplente – Ilídio A. Marques Guedes Santos – Sócio nº 1186
Membros dos Órgãos Sociais 2022-2023
Presidente – Armando Vagaroso Rocha – Sócio nº 11
1º Secretário – José Manuel Santos Martins – Sócio nº 99
2º Secretário – Gonçalo José de Sousa Mesquita Novais – Sócio nº 1047
Presidente – António José Martins Ribeiro – Sócio nº 1
Vice-Presidente – Marina Antonieta Gomes Teixeira – Sócio nº 2
Secretário – Juliano Conde Madureira Costa Almeida – Sócio nº 488
Tesoureira – Maria Soledade Luís Mesquita – Sócio nº 4
Vogal – Daniel Filipe Matos dos Santos – Sócio nº 484
Suplente – Paulo Jorge Gouveia Pereira – Sócio nº 529
Suplente – Nuno José Machado de Barros – Sócio nº 555
Suplente – Sofia Cardoso Pereira – Sócio nº 238
Suplente – Elisabete Freitas de Oliveira – Sócio nº 86
Presidente – Cesário Mesquita Ferreira – Sócio nº 523
Vogal – Ana Maria Monteiro Santos – Sócio nº 82
Vogal – Fernando Carvalho Teixeira – Sócio nº 77
Suplente – Fernando Borges Moreira – Sócio nº 721
Suplente – Aníbal Pinto Prior – Sócio nº 3
Suplente – Rosa Marisa Santos Carreira – Sócio nº 162
Membros dos Órgãos Sociais 2020-2022
Presidente – Armando Vagaroso Rocha – Sócio nº 11
1º Secretário – José Manuel Santos Martins – Sócio nº 99
2º Secretário – Gonçalo José de Sousa Mesquita Novais – Sócio nº 1047
Presidente – António José Martins Ribeiro – Sócio nº 1
Vice-Presidente – Marina Antonieta Gomes Teixeira – Sócio nº 2
Secretário – Artur Manuel Silva Guedes – Sócio nº 281
Tesoureira – Maria Soledade Luís Mesquita – Sócio nº 4
Vogal – Daniel Filipe Matos dos Santos – Sócio nº 484
Suplente – Paulo Jorge Gouveia Pereira – Sócio nº 529
Suplente – Nuno José Machado de Barros – Sócio nº 555
Suplente – Sofia Cardoso Pereira – Sócio nº 238
Suplente – Elisabete Freitas de Oliveira – Sócio nº 86
Presidente – Cesário Mesquita Ferreira – Sócio nº 523
Vogal – Ana Maria Monteiro Santos – Sócio nº 82
Vogal – Fernando Carvalho Teixeira – Sócio nº 77
Suplente – Fernando Borges Moreira – Sócio nº 721
Suplente – Aníbal Pinto Prior – Sócio nº 3
Suplente – Rosa Marisa Santos Carreira – Sócio nº 162
Presidente – Armando Vagaroso Rocha – Sócio nº 11
1º Secretário – Marina Antonieta Gomes Teixeira s – Sócio nº 2
2º Secretário – José Manuel Santos Martins – Sócio nº 99
Presidente – António José Martins Ribeiro – Sócio nº 1
Vice-Presidente – Otília Maria Pinto Simões – Sócio nº 36
Secretário – Artur Manuel Silva Guedes – Sócio nº 281
Tesoureira – Maria Soledade Luís Mesquita – Sócio nº 4
Vogal – Daniel Filipe Matos dos Santos – Sócio nº 484
Suplente – Aníbal Pinto Prior – Sócio nº 3
Suplente – Juliano Conde Madureira Costa Almeida – Sócio nº 488
Suplente – Ana Rodrigues Antunes – Sócio nº 307
Suplente – Elisabete Freitas de Oliveira – Sócio nº 86
Presidente – Cesário Mesquita Ferreira – Sócio nº 523
Vogal – Ana Maria Monteiro Santos – Sócio nº 82
Vogal – Fernando Carvalho Teixeira – Sócio nº 77
Suplente – Fernando Borges Moreira – Sócio nº 721
Suplente – Manuel José Ferreira Franco – Sócio nº 473
Suplente – Rosa Marisa Santos Carreira – Sócio nº 162
Presidente – Armando Vagaroso Rocha – Sócio nº 11
1º Secretário – José Manuel Moreira Lopes – Sócio nº 522
2º Secretário – Manuel Teixeira Esteves – Sócio nº 496
Presidente – António José Martins Ribeiro – Sócio nº 1
Vice-Presidente – Otília Maria Pinto Simões – Sócio nº 36
Secretário – Artur Manuel Silva Guedes – Sócio nº 281
Tesoureira – Maria Soledade Luís Mesquita – Sócio nº 4
Vogal – Amadeu Araújo Cardoso – Sócio nº 55
Suplente – José Manuel Santos Martins – Sócio nº 99
Suplente – Paulo Fernandes Gomes Pinto – Sócio nº 23
Suplente – Marina A. Gomes Teixeira – Sócio nº 2
Suplente – Ana Rodrigues Antunes – Sócio nº 307
Suplente – Elisabete Freitas Oliveira – Sócio nº 86
Presidente – Cesário Mesquita Ferreira – Sócio nº 523
Vogal – Ana Maria Monteiro Santos – Sócio nº 82
Vogal – Fernando Carvalho Teixeira – Sócio nº 77
Suplente – Armando José Freitas Oliveira – Sócio nº 563
Suplente – Rosa Marisa Santos Carreira – Sócio nº 162
Suplente – Aníbal Pinto Prior – Sócio nº 3