Neste mês de janeiro, iniciou-se a aplicação do Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais (PDCPS), em Resende, com o curso 12 de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II.
O PDCPS tem como objetivo desenvolver as competências dos formandos relativamente à autoestima e autoconceito, à autodeterminação e às relações sociais.
Quando foi apresentado o programa, os formandos mostraram-se um pouco receosos, pois falar de nós próprios e/ou olhar para nós próprios é difícil, gerando, muitas vezes, conflitos internos que consequentemente podem levar a conflitos externos. Porém, uma vez que somos todos adultos, este receio foi-se diluindo pela aceitação grupal de se conhecerem mutuamente, para depois se poderem aceitar como são e saberem lidar uns com os outros.
Assim, nesta primeira sessão grupal abordou-se a autoestima – “O valor que a pessoa dá a si própria”, através da realização de várias atividades:
– Apresentação – Visou familiarizar os participantes para o processo de desenvolvimento de competências pessoais e sociais; iniciar o processo de construção do grupo; e fomentar um clima de abertura e o sentimento de pertença.
– Questionário – Objetivou a avaliação da própria autoestima por cada formando.
– Brainstorming – Objetivou refletir sobre o que significa o conceito autoestima e o quão ele interfere no nosso funcionamento pessoal e social.
– Anúncio – Objetivou cada formando falar de si para incrementar capacidades de autorrevelação, retroação positiva e alicerçar a confiança no grupo
– Cartão de Cidadão – Visou incentivar a análise das características pessoais e promover o Autoconceito positivo;
No final de todas estas atividades, os formandos mostraram-se mais descontraídos, com uma barrigada de riso, pois até dos nossos pontos menos positivos (porque não sou apologista de se falar em negativo – autoestima alta J ) podemos fazer algo engraçado.
Esperemos que as próximas atividades e os novos temas sejam tão produtivos como esta primeira sessão. Assim, um obrigada a todos os formandos do curso 12 por este começo tão animado.
Nídia Correia, Psicóloga da A2000