Praia…

Imagem a simbolizar a praia

Finalmente chegaram as tão esperadas férias… chegou a altura de descansar, de apanhar sol e ir até à praia. Guarda-sol às costas, uma mala térmica cheia de água e fruta da época, um saco de baldes para os miúdos e umas toalhas para deitar a relaxar!!!

Com a chegada do verão e do calor, todos nós começamos a desejar sentir a areia debaixo dos nossos pés e a brisa do mar no nosso corpo. Como sabe bem essa sensação! E acreditem que ir à praia não é apenas uma questão de lazer, ir à praia é muito bom para a saúde.

É ou não comum vermos pessoas deitadas na toalha ao sol a dormir? E adormecem num ápice! Porquê? Porque um dos efeitos que a praia tem em nós é ajudar-nos a descontrair, uma vez que aumenta os níveis de serotonina (neurotransmissor que regula, por exemplo, o humor e o sono) e, por consequência, diminui os níveis de ansiedade.

Para além dessa grande vantagem, em termos físicos, como é uma altura em que fazemos mais exercício, conseguimos melhorar o nosso ritmo cardíaco, a oxigenação dos tecidos e a circulação. E à noite, o cansaço acumulado faz o resto.

E quem não gosta de fazer passeios à beira-mar? Esta prática comum é muito positiva para as articulações dos pés, dos joelhos e dos quadris, para não falar na pele da planta do pé, que sofre uma esfoliação por causa da areia e renova a pele de forma natural.

Se quisermos ser precisos, a velocidade ideal e aquela que traz mais vantagens está entre os 5 e os 6 quilómetros por hora, ajudando na tonificação dos músculos das pernas e dos glúteos. Mas atenção, não pode fazer estes passeios ao meio-dia, pois é a altura em que os raios solares são mais perigosos, está mais calor e o esforço necessário para fazer a caminhada torna-se exagerado. Ah, e nunca dispense o protetor solar, o chapéu e os óculos de sol.

Outra vantagem da praia é que a brisa do mar atua como uma espécie de aerossol ou spray natural muito rico em iodo, expelindo com maior facilidade os indesejados mucos, por isso, encha bem os pulmões com o ar da praia!

É ou não verdade que quando estamos na praia e respiramos a brisa marítima temos maior facilidade em respirar, como se o sistema se tivesse limpo? É que este ar melhora a ventilação e a quantidade de hemoglobina aumenta, otimizando a circulação de oxigénio.

E a água do mar? É rica em cloro, sódio, magnésio, potássio e iodo, responsáveis por garantir efeitos benéficos no organismo, uma vez que ajudam a combater alergias, melhoram o funcionamento do sistema respiratório, aliviam os músculos e permitem a chegada de mais oxigénio às células.

E nadar? Claro que nadar faz muito bem, no entanto, para quem não sabe ou tem medo, fique a saber que apenas o entrar no mar já tem a sua quota parte de benefícios na saúde e na tonificação dos músculos, e nem sequer precisa de se mexer muito. Só o facto de as ondas baterem nas pernas é suficiente para relaxar, tal como acontece numa massagem. Dentro de água temos a sensação de que o nosso peso diminui, o que facilita os nossos movimentos. Não esquecendo as vantagens para o sistema circulatório, pois o retorno venoso torna-se mais eficaz e a drenagem linfática também melhora.

Vai um mergulho?

Ana Sofia Correia, Fisioterapeuta

Notícias Relacionadas

Um trabalho exemplar e impactante

11 de Dezembro, 2024

19/11/2024 – Assinatura do contrato de comparticipação financeira no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

11 de Dezembro, 2024

15/11/2024 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2024 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025.

11 de Dezembro, 2024
Skip to content