Passamos as últimas semanas a falar de Gestão de Imagem. Afinal o que é a nossa imagem?
A nossa imagem é a visão que as pessoas têm de quem somos ou aparentamos ser. A nossa imagem vai além da nossa higiene e apresentação pessoal, é também o reflexo da nossa maneira de ser, de estar, de viver e das nossas características de personalidade. Por exemplo, ver uma pessoa com uma roupa formal dá-nos a impressão de um profissional bem-sucedido. Já ver uma pessoa com uma aparência desleixada dá-nos a impressão de alguém preguiçoso ou desinteressado, independentemente da personalidade ou competências.
É importante ter uma boa imagem, pois mostra quem somos e o que queremos. Quando utilizada de forma correta, a nossa imagem pode ser um ponto positivo para nós. Portanto, é importante fazer uma boa gestão da nossa imagem. Fazer uma boa gestão da nossa imagem implica vários cuidados com a nossa aparência física – higiene pessoal (corpo, cabelo, mãos, unhas, barba), higiene e adequação do vestuário e calçado, uso de acessórios, manicure e pédicure… Mas também implica cuidados com a nossa forma de vestir, a linguagem corporal, a comunicação verbal e não verbal, as atitudes, os valores e as habilidades.
No âmbito da UFCD de Gestão de Imagem percorremos as ruas da vila de Baião com o objetivo de explorar os recursos existentes para cuidar e melhorar a nossa imagem e identificamos os seguintes:
Pronto-a-vestir: comprar vestuário
Sapataria: comprar calçado, malas, carteiras e cintos
Ourivesaria: adquirir fios, brincos, pulseiras, anéis e relógios
Estética / cosmética: realizar diversos tratamentos corporais, fazer a depilação, fazer manicure e pedicure, realizar tratamentos de beleza, fazer maquilhagem e adquirir produtos de estética e cosmética para aplicar em casa.
Farmácia: comprar produtos de higiene pessoal, perfumes, maquilhagem, cremes de rosto e corpo
Mercado: comprar todos os produtos necessários para a nossa higiene pessoal e detergentes para lavar a roupa
Cabeleireiro / Barbeiro: cuidar do cabelo e da barba
O poder da nossa imagem é fundamental para influenciar as pessoas à nossa volta. São os detalhes como aparência física, roupa, atitudes e tom de voz que formam a nossa primeira impressão, mesmo antes de se iniciar um diálogo. Portanto, nunca se esqueça “pela aragem se vê quem vai na carruagem”
Sandra Pinto, Formadora
Curso 15 – Ação 1 – Desenvolvimento de Competências Socioprofissionais