Outubro chegou e com ele presenciamos o Outono a ficar cada vez mais evidente. A palete verde da natureza dá lugar às machas de cor laranja, vermelha e castanha. Cores estas, quentes e fortes, que nos projetam para as inúmeras atividades que desenvolvemos com todos os clientes do CAARPD de Poiares. Entre pinceis, papéis, colas, lápis, cartões e materiais reciclados, foram criadas ternas obras com objetivos muito próprios. A expressão da Arte que implementamos no CAARPD é de uma forte componente terapêutica, tem como objetivo não só o produto final, mas também a envolvência em todo o processo de criação, desde o trabalho de competências de motricidade fina e coordenação, à vertente ocupacional e à regulação interna, de sentimentos e emoções, expressos num trabalho final.
Como em todos os meses do ano, é estabelecida uma temática diferente. Neste mês de outubro foi abordado o tema “Gestão Financeira”. Foi com base nesta matéria que foram desenvolvidas atividades de trabalhos manuais, dinâmicas de grupo e alguma formação de competências para a vida. Questões importantes sobre o dinheiro foram colocadas: O que é o dinheiro? Como obter rendimentos? Que despesas temos? Como gerir o orçamento e estabelecer prioridades? O que são os impostos? Para estas e outras perguntas, foram dadas respostas que, com o recurso a técnicas de educação especial, jogos e dinâmicas de grupo, facilitaram aos nossos clientes a assimilação de assuntos importantes para o seu dia-a-dia. Entre notas e moedas, faturas e recibos, nem os porquinhos mealheiros escaparam numa atividade de trabalhos manuais.
Como é propício no mês de outubro, as variações do clima, entre o sol a espreitar a as nuvens cinzentas com o vento típico da serra que por aqui passa e as ameaças de chuva, implicaram que também as atividades desenvolvidas habitualmente, tais como a Atividade Física, Desporto Adaptado, Psicomotricidade, Estimulação Cognitiva e Trabalhos Manuais, decorressem ora no espaço exterior da A2000 ora nas salas de atividades ou pavilhão desportivo. Mas nem a intimação do frio afetou a força e vontade dos nossos clientes a iniciar as Atividades na Piscina. Foi também no início deste mês que arrancou a já habitual atividade de Adaptação ao meio aquático implementada pelos nossos técnicos nas Piscinas Municipais de Santa Marta de Penaguião.
Ainda que não seja um marco exclusivo do mês de outubro, nunca é demais destacar as terapias individuais que são desenvolvidas, numa constante, junto dos nossos clientes. Entre sessões de Terapia da Fala, Fisioterapia, Psicologia e Psicomotricidade, cada um trava uma luta individual reabilitativa intensiva e ao mesmo tempo divertida e recreativa que é propiciada pelos nossos Terapeutas.
E outubro arrasta-se até ao seu final, o sol começa a desvanecer no céu cada vez mais grisalho, os relógios foram atrasados uma hora, os dias tornam-se mais curtos e escuros, o silêncio instala-se cada vez mais nas ruas, as árvores começam a despir-se das folhas e a natureza mostra-se cada vez mais fria e sombria… juntamos o “medo” e já estamos preparados para o Halloween! Terminamos assim o mês de outubro com trabalhos de preparação para o Halloween. O espírito do Halloween entrou nas nossas salas pelas decorações feitas pelos nossos clientes e pelos jogos e dinâmicas de grupo alusivos a esta época do ano.
O CAARPD finaliza assim o mês de outubro com a noite “mais horripilante” do ano e segue para o próximo mês que promete a continuação de muito trabalho, atividades e diversão.
Os clientes e técnicos do CAARPD de Poiares, Peso da Régua