Outubro

No âmbito da 6369 PCDI – Portefólio, os formandos do Curso 1 – Ação 2 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários assistiram à dança inclusiva “Linha da Vida” com o objetivo de fazer uma reflexão sobre uma experiência de vida para colocar no portefólio e descrever uma caraterística da profundidade da experiência colocadas no portefólio.

Os formandos deslocaram-se ao Auditório Municipal de Baião para assistir ao espetáculo da dança inclusiva “Linha da Vida”, protagonizado pelos utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão – CACI’s da Santa Casa da Misericórdia de Baião. Chegados ao Auditório, os formandos sentaram-se perto do palco para desfrutarem melhor do espetáculo. A dança demorou cerca de 1h30 e os formandos foram conquistados pela valorização das capacidades e competências artísticas dos bailarinos – cidadãos portadores de deficiência. Houve vários momentos no espetáculo – dança de roda, dança de fitas, dança de cadeira de rodas – todos eles com brilhante desempenho. Este espetáculo memorável foi uma experiência de vida marcante para todos os formandos, marcada pelos sorrisos e por um olhar mais positivo para a vida.

Também nesta UFCD, os formandos fizeram a organização do portefólio com as respetivas UFCD´s e fizeram a personalização do mesmo de acordo com a sua preferência pessoal.

No âmbito da UFCD 7340PCDI – Acompanhamento da Criança, os formandos realizaram a simulação de cuidados de higiene infantil – banho e troca de fraldas. Com o objetivo de desenvolver competências essenciais no acompanhamento de crianças, os formandos realizaram as seguintes tarefas:

1.Banho da criança:

· Preparação do material e ambiente (temperatura da água, produtos de higiene);

· Lavar delicadamente a criança, começando pela cabeça e prosseguindo para o resto do corpo;

· Secagem adequada e aplicação de hidratante na pele da criança para evitar irritações.

2.Muda de fralda:

· Remover a fralda suja com cuidado;

· Limpar a área genital com toalhetes ou uma compressa humedecida, sempre de frente para trás (no caso das meninas);

· Colocar uma nova fralda, garantindo que está bem ajustada e confortável para o bebé.

Esta atividade visa preparar os formandos para desempenhar funções no acompanhamento de crianças no seu futuro profissional e na sua vida pessoal e familiar.

Curso 1 – Ação 2 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Sandra Pinto & Raquel Santos, Formadoras

A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade” foi apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.

Notícias Relacionadas

Um trabalho exemplar e impactante

11 de Dezembro, 2024

19/11/2024 – Assinatura do contrato de comparticipação financeira no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

11 de Dezembro, 2024

15/11/2024 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2024 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025.

11 de Dezembro, 2024
Skip to content