Os formandos do Curso 6 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários a decorrer em Chaves, durante o mês de maio, desenvolveram diversas atividades na unidade de formação MV – Matemática para a Vida. Contudo, valorizou-se a resolução de problemas, critério pertencente ao referencial do curso.
Através da resolução de problemas os formandos têm oportunidade de construírem aprendizagens significativas. O fato dos formandos partilharem entre eles e com o formador as suas ideias, as estratégias de raciocínio, os pensamentos matemáticos… estão a desenvolver a sua capacidade de comunicação.
Neste sentido, o grupo foi resolvendo diversos problemas através de distintas estratégias de resolução. Estas estratégias vão sendo adaptadas ao problema, no sentido de melhor entendermos a solução do mesmo.
Neste seguimento, iremos demonstrar a estratégia usada em três dos problemas que resolvemos.
Uma das estratégias que usamos foi o esquema/ tabela/ gráfico, com o intuito de solucionarmos o seguinte problema:
Para resolvermos o problema seguinte, usamos a estratégia simular/ simplificar.
Se forem 4 pessoas iremos ter 12 apertos de mão e se forem 5 pessoas teremos 20 apertos de mão.
Por fim, apresentamos um problema que conseguimos resolver através da estratégia trabalhar do fim para o princípio.
Depois de resolvermos, em conjunto, muitos dos problemas propostos, foi tempo de refletirmos e de chegarmos à conclusão de que existem várias estratégias para resolvermos um só problema e que todas elas são válidas, quando justificadas.
Curso 6 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Ana Marisa Camilo, Formadora