Os formandos de Baião do Curso 5 – ação1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários iniciaram, no passado mês de setembro, a Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT). Depois de, aproximadamente, um ano de formação em sala, os formandos “partem” para uma nova etapa – FPCT.
Este curso de formação profissional visa capacitar profissionalmente os formandos e subsequentemente integrá-los na sociedade como cidadãos plenos de direitos, tendo assim a oportunidade de demonstrarem as suas aptidões e desenvolverem as suas competências, não só profissionais, mas também pessoais e sociais.
O facto de os formandos receberem, durante um ano, formação em contexto de sala é essencial para que obtenham ferramentas e técnicas de trabalho indispensáveis para o seu futuro no mundo do trabalho.
A possibilidade de os formandos realizarem FPCT permite, acima de tudo, que os formandos possam colocar em prática as teorias, técnicas e conceitos adquiridos em contexto de sala de formação, com a realidade laboral. Deste modo, a prática efetiva da FPCT complementa eficazmente a formação, revelando-se como um processo de desenvolvimento e progresso do formando ao longo do percurso formativo.
É nas entidades acolhedoras de FPCT, que os formandos têm a oportunidade de adquirir, desenvolver e aperfeiçoar competências profissionais, através da realização de tarefas e atividades que são relevantes para o seu futuro profissional. É aqui que os formandos têm oportunidade de ter contacto direto com o mercado de trabalho e adquirir habilidades específicas, experiências e conhecimentos.
Aproveitamos para deixar o nosso agradecimento especial a todas as entidades que se mostraram recetivas para receber os formandos da A2000, pois sem elas esta experiência não seria possível.
Aos formandos, que iniciaram agora esta etapa, esperamos que encarem a FPCT como uma oportunidade para aprenderem e crescerem, não esquecendo que, embora possa haver percalços ao longo do caminho, estes também podem ser uma aprendizagem. A FPCT é uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um.
Armando Oliveira, Técnico de Acompanhamento e Inserção