Os Direitos da Criança

Formandos jogam jogos infantis tradicionais

Em novembro, os formandos do curso 2 – ação 2 de Auxiliar de Serviços Gerais II, de Tabuaço, levaram a cabo várias atividades, que partiram da unidade de Formação Base – Cidadania e Empregabilidade, sob o tema “Direitos da Criança”.

Para isso, foi feito um levantamento das ideias prévias dos formandos sobre o tema em questão. De seguida, estes leram e debateram os 10 princípios presentes na Declaração dos Direitos da Criança, tendo-os resumido e registado nos cadernos.

Na unidade de Formação Base – Matemática para a Vida, ao trabalhar as unidades de medida de comprimento e noção de perímetro e área, delimitaram e recortaram retângulos (determinando o seu perímetro e área) em papel branco, desenharam e pintaram uma lembrança/brincadeira da sua infância, uma vez que concluíram que um dos maiores Direitos da Criança é ser feliz e brincar. Com esses desenhos elaboraram um cartaz alusivo aos Direitos da Criança.

Posteriormente, como uma das brincadeiras mais representadas nos desenhos foi o jogo da macaca, decidiu-se relembrar um pouco a infância e reproduzir o jogo em sala. Com pauzinhos, que também foram medidos para continuar a trabalhar as noções de perímetro e área, construíram-se os quadradinhos do jogo da macaca no chão.

Por fim, entoando uma canção/lengalenga, todos os formandos e formador jogaram ao jogo da macaca, confraternizando alegremente, sempre com as medidas de segurança garantidas.

Ainda durante o mês de Novembro e já com um cheirinho a Natal, os formandos continuaram a recordar os tempos de criança e construíram um presépio tradicional com todas as figuras feitas de rolhas, tecidos, palitos, linhas….

Usaram também musgo, pedras e algumas folhas para recriar o nascimento de Jesus em Belém.

Esta atividade trouxe não só à memória os tempos de criança como o reavivar de uma tradição familiar já algo esquecida.

No final, todos escreveram um desejo de Natal que gostariam de ver concretizado.

Que a esperança, o amor e a união estejam sempre presentes no coração de cada um de nós!

Este curso decorre em Tabuaço ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.

Curso Auxiliar de Serviços Gerais – Tabuaço

Isabela Lima e Bruno Gomes, Formadores

Notícias Relacionadas

A2000

9 de Agosto, 2024

Integração Profissional em Mesão Frio, Santo André

9 de Agosto, 2024

MUDAT – A mudança começa em ti!

9 de Agosto, 2024
Skip to content