No dia 18 de outubro o grupo de formandos do Curso 12 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, a decorrer em Poiares, decidiu confecionar um bolo.
A atividade surgiu no âmbito da unidade de formação Matemática para a Vida e teve como objetivo o uso de aspetos do raciocínio proporcional na resolução de tarefas como, por exemplo, na adaptação de uma receita de culinária. Este objetivo integra o conteúdo do referencial: compreensão e uso de conexões matemáticas em contextos de vida.
A receita que decidimos confecionar estava destinada para cerca de 6 porções e, então, resolvemos “dobrar” a mesma para que todos tivéssemos a oportunidade de saborear o bolo.
Deste modo, a primeira tarefa levou-nos a descobrir quais seriam as quantidades de ingredientes necessárias para a confeção. Depois de alguma “discussão” chegámos à conclusão que teríamos que multiplicar por dois todos os ingredientes.
De seguida, colocámos mãos à obra e começámos por juntar o açúcar com as gemas e depois de batidos, adicionámos a farinha, o fermento e o chocolate em pó.
Depois, foi a vez de batermos as claras em castelo para misturarmos, com uma colher de varas, no preparado anterior.
Quando já tínhamos a nossa massa pronta, foi a vez de barrarmos uma forma com manteiga e farinha e despejarmos lá a massa, que colocámos no forno a 180 graus durante 30 minutos.
Enquanto a massa cozeu demos início à preparação do nosso recheio e, para tal, precisámos de levar ao fogão leite condensado, gemas e chocolate em pó, sem nunca parar de mexer até esta mistura começar a engrossar.
Por fim, cortámos o bolo na horizontal e recheámos o mesmo. Na hora do lanche deliciámo-nos com este manjar!!!
Curso 12 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Ana Marisa Camilo, Formadora
Este curso de formação é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (FSE) e pelo Estado Português, através do Portugal 2020 – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) – Tipologia da Operação 3.01- Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade.