Os 9 Desafios do CAARPD  

Que mês inesquecível e literalmente desafiante para os nossos clientes do CAARPD! Numa altura em que se multiplicam atividades típicas dos campos de férias, quisemos replicar esse conceito para a A2000 e o resultado foi magnífico! Fiquem a conhecer os 9 Desafios do CAARPD que animaram o nosso mês de junho, e que colocaram em disputa cinco equipas – os PIRATAS, os GOLFINHOS, os LOBOS, os ARTISTAS e os BONECOS!

Desafio 1: O Desafio das Bandeiras

“Depois de criadas as equipas, lançámos o primeiro desafio – cada equipa tinha de ter a sua bandeira! Deste modo, os nossos clientes deram asas à sua criatividade e expressão artística, e não é que as bandeiras ficaram fantásticas?? E depois pensamos… porque não envolver toda a A2000 no início deste Desafio? E foi o que fizemos, colocando à votação de todos os colaboradores qual a bandeira de que mais gostaram. Os Piratas foram os grandes vencedores, mas a verdade é que todos os trabalhos estavam magníficos!” (José Sousa, técnico da A2000)

Desafio 2: Torneio de Pares de Boccia

“O boccia é uma modalidade desportiva que os nossos clientes adoram e na qual têm uma prática que, em alguns casos, atinge patamares muito interessantes de competência técnica. Além dos benefícios ao nível do equilíbrio e coordenação motora, o boccia constitui uma oportunidade de socialização e fomento do trabalho em equipa que o torna útil no desenvolvimento de competências relacionais. O torneio foi muito renhido e bem disputado, e nota-se que temos grandes «craques» do boccia a despontar na A2000” (José Sousa, técnico da A2000)

Desafio 3: Sardinhas Coloridas

“Nesta atividade, foi pedido aos clientes que recortassem material em pequenos papelinhos, que depois tinham de ser colados numa sardinha previamente desenhada para o efeito. O objetivo era trabalhar a motricidade fina, tanto a recortar como a colar os papelinhos num espaço limitado, e fiquei muito satisfeita por ver que quase todos cumpriram o desafio sem ajuda, e alguns de forma rápida” (Vanessa Rualde, assistente social da A2000)

Desafio 4: Pictionary

“Para trabalhar a inteligência emocional, recorremos ao Pictionary das Emoções, uma forma muito gira de estimular este domínio nos clientes. Munidos de papel e caneta, clientes e técnicos deram largas à sua arte de bem desenhar, e proporcionaram-nos momentos divertidos e desafiantes, em que tentámos descobrir quais as emoções que um determinado desenho produzia. Alegria, tristeza, repugnância, ira e medo foram as emoções trabalhadas nesta atividade divertida e original” (Juliana Guedes, assistente social da A2000)

Desafio 5: Bingo

“No meio de atividades tão exigentes, o Bingo foi uma forma de descomprimir sem deixar de estimular as competências cognitivas dos nossos clientes. Trata-se de uma atividade que eles adoram e que é facilmente envolvente e ajustada a todos, sejam quais forem as suas incapacidades. A promoção da atenção e da capacidade de associação de imagens são os principais benefícios da atividade” (Débora Correia, técnica da A2000)

Desafio 6: Telefone dos Diabos

“O Telefone dos Diabos foi uma adaptação de uma brincadeira popular, o «telefone estragado» ou «telefone sem fios», onde uma sequência de pessoas tenta passar, em segredo e ao ouvido, uma determinada mensagem da forma mais exata possível. Como estamos num período de festas dos santos populares, as mensagens foram alusivas a este tema, daí o nome «Telefone dos Diabos», devido às muitas deturpações entre a mensagem inicial e a final, o que tornou a atividade muito divertida. Como temos, entre os nossos clientes, pessoas com deficiências auditivas, também fizemos a atividade com gestos. Ganhava a equipa com a maior percentagem de palavras ou gestos acertados. Os objetivos deste desafio eram testar a extensão de vocabulário, promover o aumento da profundidade de associação entre palavras e estimular a memória auditiva e visual” (Pedro Barros, terapeuta da fala da A2000)

Desafio 7: Corpo em Movimento

“Neste desafio, procurámos fazer atividades que fossem muito divertidas e que, ao mesmo tempo, fossem um incentivo à prática de exercício físico. Aqui, as equipas testaram a sua pontaria com balões de água, com que tinham de acertar num caixote, como se estivessem a jogar basquete. Outro teste à coordenação motora dos clientes foi o jogo da «batata quente», em que os elementos das equipas tinham de passar balões de água uns para os outros, sem os deixarem cair ao chão. Foi um desafio em movimento e extremamente divertido, a repetir!” (Carlla Tancredi, fisioterapeuta da A2000)

Desafio 8: Para-hóquei Skills

“Num Desafio destes, o para-hóquei não podia faltar! E nada melhor do que aproveitar para testar as habilidades técnicas dos nossos clientes e pontuá-las por equipas. E não é que os treinos estão a produzir melhorias a olhos vistos? Nos vários gestos técnicos inerentes à modalidade, já se nota uma familiaridade maior de todos com o para-hóquei. Já para não falar do quanto se divertem! Os «craques» da A2000 saíram-se muito bem, e estão cada vez melhores!” (Filipe Tenda, psicomotricista da A2000)

Desafio 9: Rolhas

“A partir de umas simples rolhas, podemos produzir vários exercícios fantásticos de estimulação cognitiva, com impacto em competências de sequenciação, atenção, coordenação bilateral e óculo-manual e graduação da força. No total, foram cinco as tarefas propostas aos clientes – procurar rolhas de cor igual; completar sequências; copiar um padrão; fazer contagem numérica, com associação do número à quantidade; colocar muitas rolhas brancas e algumas de cor no fundo de uma bacia com água, e apanhar as rolhas da cor correspondente à equipa com palitos de espetada. Ganhou a equipa que completou as tarefas em menos tempo” (Cristiana Taveira, terapeuta ocupacional da A2000)

clientes e técnicos do CAARPD

Notícias Relacionadas

ASSEMBLEIA-GERAL ORDINÁRIA

22 de Outubro, 2024

Doador do mês de outubro

10 de Outubro, 2024

Doador do mês de outubro

10 de Outubro, 2024
Skip to content