O regresso à escola

Trabalho manual de boas-vindas aos alunos no regresso às aulas

Setembro é o mês do regresso à rotina. Os pais voltam aos seus trabalhos e as crianças regressam à escola. Acabaram-se as férias e agora é tempo de recomeçar.

Tal como acontece com os adultos, também as crianças lidam com este regresso de forma diferente. Uns ficam muito contentes porque vão voltar a estar com os amigos, outros ficam mais tristes porque os dias passados com os pais, sem horários a cumprir, vão acabar. É importante que nós, pais, saibamos que ambas as reações são normais e, como tal, se a criança fica a chorar nos primeiros dias ou diz que não quer ir para a escola, é algo normal. 

É também normal que os próprios pais fiquem tristes e ansiosos, e até chorem, por verem os filhos tristes, e porque também eles estão a lidar com essa mudança. De qualquer forma, neste caso, é importante que os pais guardem essas lágrimas e essa ansiedade para si, para que a criança não se aperceba e fique ainda mais ansiosa. Assim, é fundamental que não se prolongue o momento da despedida. Depois do beijinho e do abraço, o melhor é retirar-se do espaço, calmamente. Lembrem-se que, na maioria das vezes, depois dos pais saírem, as crianças param de chorar. Trata-se apenas daquele pequeno momento da separação. 

Felizmente, a maioria das crianças adapta-se muito rapidamente à sua nova rotina. E claro que os pais têm um papel fundamental neste processo, pois cabe-lhes a eles ajudarem os filhos a perceberem a importância da escola, incentivar a educação como algo positivo, conferindo-lhe uma responsabilidade acrescida “os pais vão para os seus trabalhos e a escola é o teu trabalho”. Um trabalho muito divertido, pois o jardim-de-infância é, acima de tudo, um local de convívio e diversão, onde se aprende enquanto se brinca. 

Importa realçar que os pais devem sempre participar na educação dos filhos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional, pois quando a criança se sente protegida e apoiada, desenvolve mais e melhor a sua autoestima, tornando-se capaz de enfrentar os desafios do seu dia-a-dia, de forma mais adequada.

É essencial que os pais falem com os filhos, lhes façam perguntas sobre o dia passado na escola, mesmo com os mais pequenos, que ainda pouco falam. Façam perguntas e ouçam as respostas, mostrem-se realmente interessados e não os apressem a responder. “O que fizeste hoje? O que aprendeste? Com quem brincaste?” – São questões que se podem colocar às crianças depois do dia de escola. No entanto, alguns pais queixam-se que fazem perguntas, mas os filhos não respondem, por isso, cabe aos pais serem mais criativos. Por exemplo: “Aprendeste alguma canção nova? Ainda te lembras como é? A educadora leu alguma história? Queres contar-me? Hoje fizeste construções com legos? Brincaste na garagem?…” Dêem-lhes opções para que seja mais fácil eles recordarem as atividades realizadas ao longo do dia. 

E para terminarem o dia em grande, não se esqueçam de brincar com eles, de lhes darem atenção e carinho, pois esses momentos irão contribuir para a sua segurança e para a sua estabilidade emocional. E acima de tudo, sabe tão bem!

Joelma Sequeira Monteiro, Psicóloga

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