“O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura. E que a doçura que não se prova se transfigura noutra doçura muito mais pura e muito mais nova.” – Miguel Torga

De regresso ao trabalho, nos Espaços de Convívio da A2000 foi de vindimas que falámos.

Nesta zona do Douro vinhateiro, onde elas são uma tradição, o processo não é novidade para ninguém, muito menos para os nossos clientes, habituados, desde tenra idade, a trabalhar nesta arte da vinha e do vinho. Contudo, aferimos em conversas animadas que já nada é como dantes. Em épocas passadas a vindima era, embora muito trabalhosa, uma festa porque simbolizava o culminar de um ano de trabalho intenso e duro, logo era animada por músicas e cantorias e por saborosos mas singelos manjares em plena vinha e todos nela participavam – dos mais novos aos mais anciãos. Hoje em dia a mão-de-obra é cada vez mais escassa e mais velha e até se vindima mais cedo – sinais do tempo. Apesar de tudo, continua, e deve continuar, a fazer parte da nossa identidade.

Assim, alicerçados neste tema, trabalhámos as competências em TIC, fizemos fichas de estimulação cognitiva, em que aprimorámos a atenção, a concentração e a memória e ainda fizemos alguns trabalhos manuais, estimulando, deste modo, a criatividade e a motricidade fina.

O cálculo matemático bem como a língua portuguesa não foram esquecidos e foram trazidos também à baila durante o corrente mês.

Imbuídos de um espírito de fraternidade, visitámos alguns amigos que, por motivos de doença, se encontram mais afastados e organizámos alguns encontros entre clientes de vários Espaços de Convívio e de outras Instituições.

Entretanto treinámos “Boccia” e, pela primeira vez, participámos numa competição “à séria” organizada pela Fundação Inatel. Desta vez realizou-se em Vila Real e não nos saímos nada mal. Não ganhámos medalhas mas ganhámos experiência, conhecimentos e um dia deveras bem passado. Lembrando as palavras de Miguel Torga, “ … na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar com outra aventura.(…)” – é o que faremos e aguardamos ansiosos pelas aventuras que o próximo mês nos reserva, pois nos Espaços de Convívio há sempre uma surpresa e bons momentos à espreita.

Paula Conceição,

Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

Um trabalho exemplar e impactante

11 de Dezembro, 2024

19/11/2024 – Assinatura do contrato de comparticipação financeira no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

11 de Dezembro, 2024

15/11/2024 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2024 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025.

11 de Dezembro, 2024
Skip to content