01 O que é o PIIP?
O Plano Individual de Intervenção Precoce (PIIP) é um documento, que serve como guia, onde se encontra informação relativa à criança e toda a sua envolvência familiar, mais concretamente quem são os elementos de proximidade, com quem pode contar.
Tem como principal objetivo, reunir os objetivos de intervenção, que a família e os profissionais considerem importantes, bem como os recursos a mobilizar e os intervenientes para que a intervenção seja eficaz.
02 Quando se formaliza?
O PIIP é elaborado pela família, em articulação com os técnicos, após serem compiladas todas as informações do desempenho da criança nos seus diferentes contextos.
Junto da família, definem-se os objetivos que esta considera fundamentais e, se esta concordar, podem-se acrescentar outros cujos intervenientes sejam os educadores e terapeutas.
A intervenção e as ações a desenvolver devem respeitar as necessidades da criança e as preocupações da família.
O PIIP não se deve focar apenas nos “problemas”, mas também nos pontos fortes da criança/ família, que serão a alavanca para a intervenção.
03 O PIIP e a família
A família é o elemento fundamental para a elaboração do PIIP, porque:
- Conhece a criança;
- Sabe as rotinas do dia a dia, o que facilita a aprendizagem;
- Consegue promover o desenvolvi-mento, com recurso aos apoios e estratégias fornecidas.
Mencionar que o sucesso da intervenção depende sempre do envolvimento da família, baseado numa relação de colaboração com educadores e outros técnicos.
O PIIP pertence à família e, assim como toda a informação, só pode ser partilhado com outros intervenientes com a devida autorização, respeitando a privacidade e confidencialidade de acordo com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD).
Site: www.snipi.gov.pt
Email da ELI: elismartapenaguiao@arsnorte.min-saude.pt
Vanessa Rualde, Assistente Social