O outro lado da Pandemia… Vai Ficar Tudo Bem…

Crianças pintam com recurso a uma palhinha que seguram com a boca

Pandemia… quando esta doença se anunciou em Wuhan na China, era, para nós, uma realidade longínqua.

Paralisar um país não é fácil, mas, com certeza será uma medida que ajuda a travar este inimigo, o Covid-19, que veio mudar as nossas vidas, o nosso quotidiano e as nossas rotinas.

Cancelado. Suspenso. Adiado. Anulado. Fechado.

São HOJE palavras que se hospedaram no nosso dia a dia.

  • Fique em casa: só saia apenas quando for estritamente necessário;
  • Mantenha-se afastado de outras pessoas, nunca menos de 2 metros;

O isolamento social é muito difícil! O ser humano, é um ser social e necessita viver em sociedade, principalmente nestes momentos de incerteza, medo e insegurança!

Se por um lado, este vírus trouxe muitas notícias menos boas, mas, por outro lado e olhando com alguma atenção para esta questão, também é possível encontrar alguns pontos positivos:

  • Um deles, é ao nível dos cuidados de higiene: desde o inicio da Pandemia, profissionais da saúde repetem a mesma mensagem – Lavem as mãos!

O objetivo, é ensinar a técnica correta para lavar cada área das mãos, durante 20 segundos com água e sabão. Nas últimas semanas, muitos vídeos se partilham de como lavar as mãos. Aprendemos a abrir a porta com o cotovelo e realinhámos a nossa distância física nos afetos e cumprimentos de vida.

  • O outro é que com o aumento do isolamento social se podem fortalecer os laços familiares.

A distância entre familiares e amigos é uma das consequências do isolamento social, e em paralelo, para aqueles que são pais de menores, surgem preocupações acrescidas, pois a educação foi suspensa, não tendo quem a assegure, e tendo também que trabalhar em casa.

Como conciliar, estão, esta equação num ambiente tranquilo e ao mesmo tempo estimulante para as crianças e mesmo para os adultos?

Duas palavras-chave para lidar com os mais pequenos:

· Informar e tranquilizar.

Restringir o acesso à informação: o excesso de informação falsa nas redes sociais, nestas alturas, é desconcertante. E, claro, brincar! Ter uma criança fechada em casa durante muito tempo não é fácil!

É muito importante explicar à criança o que está a ser vivido, pois para ela, não é fácil perceber que temos de estar em casa, nos mesmos espaços, por isso devemos tranquilizá-los quanto à situação, transmitindo-lhe segurança e confiança.

A estas duas palavrinhas mágicas, vamos juntar ainda outra:

· Brincar.

E como vamos entreter o dia todo as crianças, que muitas vezes se veem confinadas a um apartamento sem varanda? E que está habituada a ter hábitos de aprendizagem, estimulação e lazer, em timings precisos e em conjunto com os seus coleguinhas?

Ficam aqui algumas sugestões:

Deveremos manter sempre as rotinas prioritárias de casa e aquelas a que a criança está habituada na creche/jardim infantil, onde o brincar também faz parte. É importante que as crianças percebam que há diferentes momentos no dia: momentos mais estruturados em que os pais ajudam nas atividades educativas e momentos de brincadeira livre.

Os primeiros educadores são os pais e temos de confiar que há uma certa pedagogia que os pais procuram estabelecer, recordamos que os limites devem ser sempre impostos, já que se houver muita permissividade, isso pode influenciar o comportamento da criança. Daí ser crucial não haver quebra nas regras e rotinas.

Brincar em casa e para facilitar a vida às crianças e aos pais, aposte nos jogos de movimento, para trabalhar a motricidade: seja através da dança ou das atividades de expressão dramática, atividade física, são muitas as opções.

Arranje um pequeno espaço semelhante ao que ele frequenta (creche/infantário) onde possa desenvolver atividades que normalmente seriam realizadas nesses espaços. Esta é uma boa forma de os distrair e contribuir para que as aprendizagens se mantenham, ainda que não da mesma forma.

Para além disso, as crianças podem participar nas tarefas domésticas:

· Pôr a mesa, arrumar o quarto, limpar alguma coisa.

As lides domésticas ajudam a criança a ter regras de uma forma lúdica e também contribui para mantê-las ocupadas.

Dependendo da faixa etária de cada criança, é possível organizar atividades, sendo que, vou deixar-vos algumas sugestões/links que vos poderão auxiliar na organização e no planeamento das atividades dos vossos filhos.

– Facebook:

https://www.facebook.com/psicomotricidadeeludicidade/
https://www.facebook.com/onelittleproject/
https://pequenada.com
https://uptokids.pt
https://www.facebook.com/HappyKidsRevista/
https://www.facebook.com/edf.prof.marcos/
https://www.facebook.com/alda.casqueirafernandes
https://www.facebook.com/TeatroInfantoJuvenilTIAGODUARTE/
https://www.facebook.com/Fadaideias/
https://www.facebook.com/fabricadeideiasbr/
https://www.facebook.com/materialeducativoparadocente/
https://www.facebook.com/reggioemiliaportugal/

– Youtube:

– Blog

https://misturadealegria.blogspot.com/2016/03/atividades-de-matematica-para-1-ano.html?fbclid=IwAR20M_CyHVAEwAofUH0Z0IfF_gpnswkwARd18ItKfQUAxHspbIeSM-RjRTY

– Revista Crescer

https://revistacrescer.globo.com/

Devido a esta Pandemia e enquanto Psicóloga da IPI, o acompanhamento presencial às crianças, também foi suspenso. Contudo, os técnicos da ELI (Equipa Local de Intervenção) encontram-se disponíveis para apoiar os pais, seja por telemóvel ou videochamada.

Vai tudo ficar bem!!

Um grande abracinho à Margarida pelo seu contributo. Obrigada❤

Patrícia Maçãs, Psicóloga da A2000

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