O outono em Baião

Formandos em atividade de culinária

Começamos o outono com uma atividade inserida na UFCD 3331 – Informação Turística e Hoteleira para explorar o património paisagístico e arqueológico do Concelho de Baião, mais concretamente o Trilho dos Dólmes na Serra da Aboboreira.

O nosso percurso começou na Capela de Nossa Senhora da Guia, conhecida por Santinha, e o Miradouro. Conta a história que, nos anos 1930, um pastor de Baião disse ter visto a Virgem Maria neste sítio. Depois de milagres e várias peregrinações do povo local, acabou por ser construída esta capela no alto da serra que conserva ainda o penedo onde ocorreram as aparições. No miradouro, a paisagem é a perder de vista num horizonte vasto e impressionante.

Continuámos o nosso trilho em direção às mamoas que estão dispostas em grupos, como nos conjuntos megalíticos de Chã de Parada, Chã de Ante, Chã de Outeiro de Gregos e Meninas do Crasto. Durante este percurso, parámos para nos refrescar na Fonte do Mel, com uma água cristalina e deliciosa. Também subimos ao talefe, o marco geodésico que marca o ponto mais alto da Serra da Aboboreira. Aproveitámos para ver as cores do outono na Serra, com as folhas verdes agora pintadas de amarelo, laranja, castanho e vermelho.

No dia 16 de outubro celebrou-se o Dia Mundial da Alimentação, uma comemoração tão importante e necessária para sensibilizar as pessoas para a importância da nutrição e alimentação como forma de termos uma vida mais saudável. Neste sentido, realizámos uma pesquisa sobre a “Alimentação Saudável” e aqui partilhamos com vocês informações tão importantes, através dos panfletos que elaborámos no âmbito da UFCD 6389 – Conceitos de Saúde e Fatores de Risco. A nossa principal mensagem é dar voz ao serviço Nacional de Saúde que nos diz que uma alimentação saudável deve ser completa, variada e equilibrada, proporcionando a energia adequada e o bem-estar físico ao longo do dia. Aqui deixamos uma mensagem para todos “Comer bem para viver melhor – Sejam felizes com uma alimentação saudável”.

Já que falamos de alimentação, na UFCD de Matemática para a Vida, confecionámos uns cupcakes de chocolate para acompanhar com um chá quentinho na tardes e noites mais frias do outono. Esta atividade tinha por objetivo por em prática o uso das medidas de massa e volume, e as frações. Cada um de nós trouxe um ingrediente de casa que depois juntou na massa dos cupcakes de forma a todos podermos participar na confeção da receita. Começámos por fazer a leitura da receita para interpretar as quantidades necessárias de cada ingrediente, fazer a sua medição e depois foi deitar mãos à massa! Os cupcakes foram para o forno e todos estávamos ansiosos para os provar. Estavam deliciosos, tão fofinhos e saborosos! Aqui fica a nossa receita para os mais gulosos.

Este curso decorre em Baião ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.

Curso Assistente Operacional – Baião

Notícias Relacionadas

A2000

9 de Agosto, 2024

Integração Profissional em Mesão Frio, Santo André

9 de Agosto, 2024

MUDAT – A mudança começa em ti!

9 de Agosto, 2024
Skip to content