O final de um percurso…

No dia 29/10/2024, o Curso 6 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, celebrou o final do percurso formativo com um almoço convívio entre formandos e alguns técnicos da formação.

Este curso, realizado em Chaves, teve a duração de 2900 horas, e priorizou práticas formativas que conduzissem ao desenvolvimento de competências não só profissionais, mas também pessoais e sociais.

Com a conclusão do curso, os formandos estão prontos para ingressar no mercado de trabalho e prontos para aplicar os conhecimentos adquiridos, quer na sua vida pessoal, quer profissional.

“O emprego e a atividade profissional são elementos importantes para garantir a igualdade de oportunidades para todos e muito contribuem para promover a plena participação dos cidadãos na vida económica, cultural e social, bem como o seu desenvolvimento pessoal.”  Directiva 2000/78/CE do Conselho

A vida profissional assume, nos dias de hoje, um papel incontestavelmente de maior relevância no desenvolvimento pessoal e social dos formandos. Acreditamos, por isso, que a formação constituiu um veículo de valorização e realização pessoal para os nossos formandos, comprovativo disso mesmo são os testemunhos deixados por eles sobre a sua passagem na A2000:

“Gostei muito de frequentar o curso de formação: ganhei mais independência, não me sinto tão solitária, pois convivo mais e aprendi sobre assuntos que não sabia. No estágio aprendi como limpar um lar, ensinaram-me a trabalhar com aquelas máquinas industriais e a lidar com os idosos e as suas necessidades”. (Anabela)                                                                                                                                                                                                                  

“Gostei muito do estágio porque ganhei muitos amigos e todos me tratam bem, aprendi a cortar os ingredientes de várias formas dependendo da sua utilidade. Em sala, arranjei novas amizades e relacionei-me com pessoas muito diferentes de mim”. (Cândida)

“Gostei muito do estágio, aprendi a fazer refogado e a cortar os ingredientes de forma correta. Tenho saudades da formadora Raquel”. (Débora)

“O estágio foi excelente, aprendi novas tarefas e novos conhecimentos. Em sala, os primeiros socorros foi um conteúdo que é e foi bastante útil e que mais me entusiasmou a nível de aprendizagem. A integração no mercado de trabalho foi a cereja no topo do bolo.” (Etelvina)

“Gostei muito do estágio porque conheci pessoas novas e melhorei na realização das tarefas. Na sala de formação, gostei de tudo!” (Isabel)

“Foi tudo ótimo! Comecei a interagir com muitas pessoas diferentes de mim e que me ajudaram a ponderar mais as minhas reações”. (Vânia)

“A formação ajudou-me a manter uma rotina e a integrar o mercado de trabalho pois, por mim mesma, isso não era possível. O sentir-me útil tem melhorado a minha autoestima, sinto que o meu trabalho é reconhecido. Em sala, fui aprendendo conteúdos que desconhecia e desenvolvi temas já trabalhados anteriormente. Esta passagem pela A2000 foi muito positiva.” (Elaine)

“O estágio correu muito bem, todos me receberam bem desde os colegas até à chefia. Adquiri novos conhecimentos, como por exemplo: ler códigos de barras. O formador Rui com a UFCD Produtos Financeiros Básicos conseguiu transmitir muitos conhecimentos desta área que me foram muito úteis para a minha vida”. (Maximino)

“Gostei muito do local onde estagiei porque as pessoas receberam-me muito bem. Em sala, todos foram muitos simpáticos e apoiaram-me e aconselharam-me”. (Leonardo)

“Os trabalhos manuais foi o que mais gostei e o que menos gostei foram os conflitos por causa das limpezas da sala de formação. Adquiri muitos conhecimentos e não me sinto tão solitário, fiquei mais conversador.” (Nuno)

“Quando estávamos em sala gostava muito de fazer visitas de estudo, a que mais gostei foi a visita às Termas de Chaves. No estágio, aprendi novas formas de ensacar batatas, conheci novos tipos de batatas e aprendi a separar as batatas de acordo com as suas caraterísticas”. (Carlos)

A todos os formandos desejamos um futuro repleto de conquistas!

Armando Oliveira, Técnico de Acompanhamento e Inserção

Ana Marisa Camilo, formadora

Este curso de formação foi cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (FSE) e pelo Estado Português, através do Portugal 2020 – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) – Tipologia da Operação 3.01- Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade.

Notícias Relacionadas

Um trabalho exemplar e impactante

11 de Dezembro, 2024

19/11/2024 – Assinatura do contrato de comparticipação financeira no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

11 de Dezembro, 2024

15/11/2024 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2024 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025.

11 de Dezembro, 2024
Skip to content