A acção de formação “O Corpo como Instrumento de Comunicação”, que decorre no âmbito da Tipologia de Intervenção 6.1. – “Formação para a Inclusão”, do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), dirigida para os jovens com idades entre os 12 e os 16 anos, iniciou no dia 2 de Agosto nas instalações da A2000, na cidade do Peso da Régua, tendo por objectivo a promoção do desenvolvimento de competências sociais e pessoais em grupos de risco ou socialmente desinseridos.
Nesta acção de formação participam 15 jovens, oriundos do concelho do Peso da Régua, e está direccionada para o desenvolvimento de competências de comunicação verbal e não-verbal e de expressão aos níveis plástico e corporal (como a dança, a pintura, a dramatização, etc.). Com base em actividades práticas e lúdicas, pretende-se desenvolver competências de expressão/comunicação adequadas aos diferentes meios relacionais, proporcionando em simultâneo momentos de boa disposição e partilha entre os jovens, contribuindo desta forma lúdica para a concretização dos objectivos definidos.
Actualmente, educar é acima de tudo criar oportunidades de participação, de auto-conhecimento e de motivação para a aprendizagem. Esta Tipologia de Intervenção cria essas oportunidades aos jovens, facilitando-lhes o seu crescimento como pessoa e a sua integração plena na sociedade.