Os sinais do Outono tornam-se mais evidentes, as árvores vão mudando de traje lentamente, os dias parecem ficar mais curtos e as temperaturas vão descendo a anunciar a aproximação ao Inverno. São estes sintomas outonais que vemos através das grandes janelas da sala do CAARPD e que são muitas vezes o cenário perfeito para grandes reflexões.
E porque o cair das folhas simboliza a renovação e a oportunidade de crescer e reinventar-se, este é um ciclo que ilustra na perfeição o dia-a-dia que se vive no CAARPD. Porque em cada dificuldade vemos uma oportunidade e em cada desafio um crescimento, ficamos com a sensação de que novembro nos “veste” muito bem!
As emoções continuam a ocupar um espaço muito importante na nossa rotina, a cada manhã pensamos, conversamos e respondemos à questão “Como nos sentimos hoje?”. Este exercício diário permite-nos estar mais atento ao outro e acolher melhor o seu comportamento. Ainda no âmbito das emoções, estivemos a construir sacos sensoriais com alfazema seca que espalharam um cheirinho fantástico por todo o CAARPD.
Apesar das temperaturas estarem mais baixas as idas à piscina continuam a ser uma grande motivação para os nossos clientes, continuámos a trabalhar a adaptação ao meio aquático, a praticar hidrobike e a desenvolver alguns circuitos psicomotores.
No desporto adaptado continuámos a praticar o Boccia e o Hóquei e introduzimos este mês uma nova modalidade, o Walking Football. Um desporto semelhante ao futebol destinado a pessoas com mais de 50 anos cuja principal regra é que não se pode correr, apenas andar! No âmbito desta nova modalidade participamos no primeiro encontro de Walking Football da Associação de Futebol de Vila Real que decorreu em Mondim de Basto.
Uma vez que o tema de novembro foram os “Contos Tradicionais” assistimos a alguns Contos e Lendas de Portugal desenvolvendo posteriormente algumas dinâmicas sobre os mesmos.
E porque estamos em novembro não podíamos deixar de trabalhar a “Lenda de São Martinho” e até conseguimos usufruir do lendário “Verão de São Martinho” que nos permitiu fazer agradáveis caminhadas e explorar o meio envolvente.
Tendo em conta que se aproxima o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, os ensaios para o Sarau em comemoração desta data decorreram durante todo o mês de novembro. Paralelamente aos ensaios, durante as sessões de trabalhos manuais construímos todo o cenário para a nossa apresentação. O entusiasmo é muito e o esforço também J Vai ser uma exibição surpreendente com toda a certeza!
Os clientes e técnicos do CAARPD de Poiares, Peso da Régua