A Tolerância e a Alimentação Saudável foram os principais temas de um mês muito rico em atividades do CAARPD, na sala de Poiares.
Comecemos pela efeméride celebrada mundialmente no dia 16 de novembro, o Dia Internacional para a Tolerância, a propósito do qual os técnicos do CAARPD da sala de Poiares explicam o que fizeram com os clientes a propósito desta data. “Por estes dias, o tema dos direitos humanos tem sido muito falado na opinião pública, até por causa das acusações que têm sido feitas ao Catar devido ao desrespeito pelos direitos dos trabalhadores que ajudaram a construir os estádios hoje usados para o Mundial de futebol, em condições muito difíceis. Outra coisa que tem sido muito criticada é a existência de pessoas que, em certas sociedades ou países, são perseguidas por quererem ser livres de ser o que são, e de definirem as suas escolhas para a vida. Muitas pessoas com deficiência ou incapacidade sofrem com o desrespeito dos direitos humanos que também são nossos, e por isso achámos por bem assinalar um dia especial, em homenagem a todos os que são vítimas de discriminação e intolerância. Nesse sentido, fizemos uma discussão sobre este tema, e criámos um poster em cartolina alusivo a este dia, com as palmas das mãos dos clientes, pintadas de várias cores. As imagens das nossas mãos todas simbolizam a diversidade, pois cada pessoa do CAARPD teve um espaço no cartaz para colocar a sua mão. Da mesma forma, defendemos que cada pessoa tenha o seu espaço na sociedade, para viver a vida feliz e respeitada nos seus direitos”.
Outro dos temas principais do mês foi a Alimentação Saudável, com uma série de atividades que muito melhoraram a compreensão dos clientes do CAARPD sobre o assunto. “A alimentação tem uma importância muito grande para a nossa saúde, e se nos alimentarmos de forma saudável e equilibrada conseguiremos ter mais qualidade de vida e proteger-nos de certas doenças. Por causa disso, decidimos saber mais sobre como levar uma alimentação saudável e fizemos várias atividades, desde receitas saudáveis como iogurtes naturais com frutos e cereais, trazer de casa lanches saudáveis, pesquisar na internet várias receitas saudáveis para colocar num quadro, e até decidir que lanches saudáveis poderíamos preparar no refeitório da A2000 para depois comermos, entre outras tarefas que nos colocaram a fazer. Foi uma atividade que muito nos ensinou sobre hábitos alimentares saudáveis, que vamos continuar a colocar em prática todos os dias!”, referiram os clientes da sala do CAARPD de Poiares-Peso da Régua, num mês muito enriquecedor para todos!
Os clientes e técnicos do CAARPD