Nova resposta social da A2000

CRI – Centro de Recursos para a Inclusão

A A2000 presta diversos serviços que pretendem responder às necessidades sentidas pelas pessoas ao longo da vida. Assim:

– Coopera no serviço de Intervenção Precoce na Infância (ELI – Equipa Local de Intervenção de Sta. Marta de Penaguião) para crianças dos 0 aos 6 anos cujo desenvolvimento esteja em risco;

– Intervém com maiores de 18 anos que tenham deficiências que impossibilitem um percurso profissional (CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade);

– Ministra Formação Profissional a adultos com algum nível de incapacidade;

– Apoia na empregabilidade destas mesmas pessoas (Centro de Recursos do Centro de Emprego de Vila Real);

– Promove o envelhecimento ativo em 7 freguesias dos concelhos de Sta. Marta de Penaguião e Peso da Régua.

Nesta lista de serviços, há um hiato etário onde a A2000 não intervinha, que era a faixa etária dos 6 aos 18 anos, que frequenta a escola.

Finalmente, em setembro, a A2000 iniciará um novo serviço: o Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) que, segundo o artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, alterado e republicado pela Lei n.º 116/2019, de 13 de setembro, consiste em serviços especializados existentes na comunidade, que apoiam e intensificam a capacidade da escola na promoção do sucesso educativo de todos os alunos.

O CRI tem como objetivo apoiar a inclusão dos alunos, através da facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e à vida autónoma, potencializando as competências de cada aluno, de forma a atingir os objetivos e competências curriculares estabelecidas.

Este serviço atua numa lógica de parcerias pedagógicas e de desenvolvimento com as escolas, de forma a facilitar a implementação de políticas e de práticas de educação inclusiva.

Os agrupamentos que estabeleceram parceria com o CRI da A2000 são:

– Agrupamento de Escolas Dr. João de Araújo Correia – Peso da Régua;

– Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião – Santa Marta de Penaguião;

– Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade – Mesão Frio;

– Agrupamento de Escolas de Murça – Murça.

O Centro de Recursos para a Inclusão (CRI – A2000) disponibilizará a estes 4 Agrupamentos serviços nas áreas da Terapia da Fala, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Psicomotricidade, com o objetivo de enriquecer o contexto educativo, facilitando a aprendizagem e a inclusão no processo educativo, no cumprimento do Princípio da Equidade: garantia de que todas as crianças e alunos têm acesso aos apoios necessários, de modo a concretizar o seu potencial de aprendizagem e desenvolvimento (artigo 3.º, alínea b) do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho).

Marina Teixeira, Diretora Técnica

Notícias Relacionadas

Um trabalho exemplar e impactante

11 de Dezembro, 2024

19/11/2024 – Assinatura do contrato de comparticipação financeira no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

11 de Dezembro, 2024

15/11/2024 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2024 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025.

11 de Dezembro, 2024
Skip to content