CLDS 4G Murça “Milhões de Esperanças”

EIXO IEMPREGO, FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

No âmbito de intervenção do Eixo I – Emprego, Formação e Qualificação, o CLDS 4G Murça – Milhões de Esperanças dinamizou, no auditório da Câmara Municipal de Murça, uma sessão de informação / esclarecimento sobre medidas ativas de emprego, direcionadas para a área agrícola/empresários agrícolas.

Esta ação teve como pressupostos base o conhecimento de algumas modalidades de apoio que poderão ser úteis na gestão económica de contratação a longo prazo.

As medidas ativas de emprego têm mais impacto e relevância em períodos de recessão económica, o que se torna para nós o verdadeiro motor do desenvolvimento social de um concelho.

Contámos com a presença da Dra. Viviana Machado e da Dra. Maria João Alves, em representação do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Vila Real, onde nos expuseram de forma clara e sucinta os apoios disponíveis por parte do IEFP, tendo em vista a dinamização e criação de emprego no nosso concelho.

Acreditamos que a informação é o veículo certo para o desenvolvimento do nosso território e da nossa cultura empresarial!

Destacamos ainda a atividade 1 – “Abrir Caminhos” deste eixo, onde sentimos o sucesso a acontecer!

Em pleno contexto pandémico, uma das nossas destinatárias propôs-se a dar um salto na sua vida. Dezasseis meses de intenso trabalho e dedicação…

Concluiu o objetivo com distinção!

A sessão final de júri do processo RVCC da Micquilay decorreu no Auditório da Câmara Municipal de Murça.

Eixo IIintervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil

Workshop “Rotinas Familiares”

Iniciaram as aulas e voltámos com o mote do novo ano letivo para todas as famílias que acompanhamos: “CAPACITAR E DESCOMPLICAR”.

Neste sentido, no âmbito do Eixo II – Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil, foi realizado o Workshop “Gestão de Rotinas Familiares”, em que o grande objetivo passava por «descomplicar» o dia-a-dia de uma família.

Foi uma tarde de dia 6 de outubro recheada de partilhas! Falámos de nós, da nossa experiência, das nossas vidas, das nossas dificuldades. Aprendemos que rotinas não são agendas mas sim hábitos e que, com consistência, são possíveis e úteis para melhorarmos diversos aspetos do nosso dia-a-dia.

O segredo de ter rotinas adequadas às exigências de cada elemento da família passa por desenvolver a arte de priorizar – ninguém tem um dia-a-dia fácil, e cada família enfrenta desafios e imprevistos que dificultam a realização e priorização de tarefas. Há que saber organizá-las não de forma rígida, mas sim adaptável à disponibilidade de tempo de cada integrante, sem que se perca a devida ordem das tarefas a realizar. Saibamos, pois, separar o essencial do acessório, gerir muito bem o tempo disponível e trabalhar em equipa dentro das nossas famílias. Até porque a verdadeira capacitação familiar está em cada um de nós!!

Viagem Recreativa

Realizámos ainda uma viagem lúdico-recreativa, inserida no património histórico e cultural, para todos os nossos destinatários com deficiência e incapacidade. Tivemos como destino Macedo de Cavaleiros, num dia que contou com a visita ao Museu de Salselas, ao Convento de Balsamão e à famosa «aldeia dos Caretos», Podence.

Pretendemos aqui criar oportunidades, promover competências na área do saber ser e saber estar e acreditem que, em cada atividade, ficamos mais felizes!

EIXO IIIOUTUBRO, O MÊS MAIS SÉNIOR!.

Com efeito, desde atividades lúdicas e estimulação cognitiva até ações de sensibilização, o Eixo III – Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa esteve repleto de iniciativas, desde logo com o início da Ginástica Sénior, fundamental na promoção de um estilo de vida mais ativo e da saúde e bem-estar a isso associados, e o regresso das atividades de informática, essenciais num tempo em que a literacia no domínio das tecnologias de informação e comunicação é essencial no nosso dia-a-dia.

O que acabou por sobressair de forma fantástica na comunidade foi o nosso Périplo de Workshops “Fraudes e Burlas”, dinamizado em parceria com a Guarda Nacional Republicana (GNR). Nesta iniciativa, agentes do Comando Territorial de Vila Real deram vários conselhos aos nossos idosos sobre como promover a sua segurança face a este tipo de crimes. Sendo esta uma parte mais frágil e desfavorecida da nossa população, com a agravante de viver, na nossa região, em zonas menos povoadas e mais isoladas dos centros urbanos, é muito importante que seja educada à adoção de formas simples e práticas de se proteger, bem como aos seus bens.

Este périplo teve uma adesão magnífica da comunidade, pois abrangemos 9 aldeias, 7 freguesias e 137 pessoas!! Estamos mesmo felizes por alcançarmos um objetivo que terá repercussões muito maiores, e esperamos que tenha sido tão gratificante para vocês (como foi para nós!) poder dispor de uma autoridade até à porta de cada um!

Para terminarmos este outubro de forma harmoniosa, e numa estreita colaboração entre o CLDS 4G Murça – Milhões de Esperanças e a Universidade Sénior de Murça, tendo como Entidade Promotora a Junta de Freguesia de Murça, arriscámos numa Mostra de Talentos, com convívio, danças e cantares.

Este evento contou com a participação de 60 Séniores do nosso concelho, e marcou uma nova interação e união entre os destinatários do CLDS 4G Murça – Milhões de Esperanças e os alunos da Universidade Sénior de Murça.

Queremos, sobretudo, que possam conhecer e alargar o espectro de atividades de que poderão vir a usufruir neste concelho.

Notícias Relacionadas

Um trabalho exemplar e impactante

11 de Dezembro, 2024

19/11/2024 – Assinatura do contrato de comparticipação financeira no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

11 de Dezembro, 2024

15/11/2024 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2024 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025.

11 de Dezembro, 2024
Skip to content