No dia 22 de novembro fomos convidados pelas Águas do Norte a comemorar o Dia Mundial do Saneamento. Foi com muito agrado que aceitámos o convite para participarmos na oficina experimental de Educação Ambiental. Assim, o Curso 1 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, a decorrer em Poiares, participou na atividade, sendo a mesma inserida no conteúdo do meio ambiente que consta na unidade de formação Cidadania, Comunidade e Ambiente.
A atividade decorreu online e teve como primeiro orador o responsável pela Comunicação e Educação Ambiental da entidade, o Dr. Rui Pedro Sousa. Este fez uma abordagem geral ao tema, referindo algumas utilidades da água e vincou a importância das fábricas que “limpam” a água suja que sai das nossas casas e a tornam potável novamente.
De seguida, tivemos a presença da Dra. Margarida Filipe, mediadora cultural do Museu da Água, que nos descreveu, de forma sucinta e acessível, o ciclo da água.
Depois chegou a vez do Dr. Fernando Bizarro, que nos transmitiu conhecimentos acerca do tratamento das águas através de uns truques de magia. No final, teve a amabilidade de nos demonstrar como estes tinham acontecido.
A Dra. Sara Duarte foi quem se seguiu, conseguiu através de uma história explicar o percurso de todos os objetos que vão para o saneamento. Foi uma chamada de atenção para as atitudes que não devemos ter no nosso dia-a-dia, de forma a não prejudicarmos o ambiente.
Para realizar a atividade prática Aliens do Cano, o Dr Miguel Ferreira apresentou-nos um conjunto de materiais necessários à elaboração da mesma e, de seguida, concretizou-a passo a passo e nós reproduzimo-la em sala de formação.
Para desenvolver a temática papel higiénico vs toalhitas, a Dra. Susana Fé usou duas garrafas iguais e com a mesma quantidade de água, numa colocou um pedaço de papel higiénico e na outra uma toalhita. O objetivo desta atividade é verificarmos o tempo que ambos os objetos demoram a deteriorar-se na água.
A atividade Monstros do Esgoto foi apresentada pelo Dr. Rui Pedro Sousa e consistiu na elaboração de uma pasta viscosa, denominada de slime. O orador apresentou todos os materiais necessários à concretização do slime e depois, em conjunto, desenvolvemos a experiência.
Antes da apresentação terminar ainda ouvimos a Dra. Teresa Fernandes que nos deu a conhecer o projeto H2O, um projeto que consiste na gravação e, posterior, divulgação das respostas de um grupo de alunos a um conjunto de questões relacionadas com este tema.
Esta oficina experimental de Educação Ambiental teve como objetivo educar e sensibilizar para o lixo que invade a rede de saneamento e compromete a saúde pública e a proteção do ambiente.
Os formandos desenvolveram assim uma atividade simples e muito divertida onde a magia foi ciência e na qual se inspiraram para o valor da água e para a sustentabilidade do planeta.
Curso 1 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Ana Marisa Camilo, Formadora
Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade” foi apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.