Mês de Novembro
O mês de novembro ficou pautado pelas atividades práticas no exterior. Focando-nos num dos objetivos do projeto, que é a “Elaboração e Execução de um plano de sensibilização sobre prevenção da violência e maus-tratos com ações para Famílias, crianças e jovens”, saímos à rua e continuamos a distribuir os nossos folhetos informativos sobre a questão da violência – porque a informação e o conhecimento nunca são demais! Organizámos ações de sensibilização (presencial e online) para transmitir aos grupos de formação da A2000 o conhecimento adquirido na área da violência a pessoas vulneráveis, uma vez que estar informado, também é uma forma de prevenir estes atos.
A par disso, e porque “de pequenino se torce o pepino”, em parceria com os agrupamentos de escolas de Armamar e Tabuaço estruturamos atividades destinadas às crianças e jovens.
A sensibilização de crianças e jovens em relação à deficiência é um passo fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa, pois ao conhecerem e entenderem as diferenças, elas aprendem a colocarem-se no lugar do outro, facto essencial para o combate à discriminação e preconceito, a que as pessoas com deficiência ou incapacidade estão muitas vezes sujeitas.
Com estas ações de sensibilização junto do público mais jovem, pretendemos realçar a importância da diversidade e mostrar que cada pessoa, independentemente das suas limitações, tem habilidades e talentos únicos que, à sua maneira, enriquecem a comunidade onde vivem.
Desta forma, em sala, executámos alguns jogos específicos para o público mais infantil, que abordaram o tema dos direitos das PCDI(s), da violência e da vida independente nas pessoas com diversidade funcional. A saber:
1º Jogo: “Quantos Queres?”: Partindo do jogo tradicional com o mesmo nome, apresenta-se um leque variado de questões sobre os temas referidos anteriormente, associado a uma cor a qual escolhem e respondem. Este jogo foi direcionado para o 1º ciclo.
2º Jogo do Tabuleiro Humano: colocamos as peças grandes no chão, formando um tabuleiro, em que o peão é o aluno, (que representa uma equipa). A equipa, tinha que responder às questões da casa onde caíam, no decorrer do jogo. Este jogo foi direcionado para o 2º e 3º ciclo.
3º Visualização do filme “Um mundo ao contrário”, realizado pelos clientes dos três concelhos que integram o projeto MUDAT (Tabuaço, Armamar e Peso da Régua), seguido de debate.
4º Desafio: “Um olhar sobre a inclusão” Através de um desenho ou fotografia, os alunos tentam captar a sua visão sobre a inclusão das pessoas mais vulneráveis na escola. Este desafio foi lançado a toda a comunidade escolar e termina a 06 de dezembro.
No final destas atividades, foi visível que as crianças que participaram, para além de se terem divertido, ficaram mais informadas, esclarecidas e sensibilizadas para estes temas. Esta consciencialização, é essencial para moldar agentes de mudança que promovam a igualdade e o respeito pelas diferenças, afinal de contas o nosso mote é mesmo esse: “MUDAT: A Mudança começa em ti!”
Alexandra Santos, Técnica da A2000