Método TEACCH no Autismo

O Método TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Comunicação Relacionada a Deficiências) é uma abordagem estruturada que visa melhorar a qualidade de vida e a autonomia de crianças com TEA. O TEACCH Autism Program foi desenvolvido na Universidade da Carolina do Norte, sendo reconhecido pela sua ênfase na organização do ambiente e na adaptação de atividades para atender às necessidades individuais de cada criança.

Princípios-Chave do Método TEACCH:

Estrutura e Organização do Ambiente:

A principal ênfase do TEACCH está na criação de ambientes estruturados e organizados. Esta etapa inclui o uso de sinalizações visuais, como quadros de horários e instruções visuais, para proporcionar previsibilidade e reduzir a ansiedade.

Individualização das Atividades:

As atividades são adaptadas para atender às habilidades e interesses específicos de cada criança autista. O objetivo é promover a participação ativa, incentivando a proatividade em atividades que despertem interesse.

Ensino de Habilidades Funcionais:

O método TEACCH concentra-se no ensino de habilidades / competências práticas e funcionais que são relevantes para a vida diária. Esta área inclui a comunicação, competências sociais e autonomia nas atividades instrumentais de vida diária.

Desenvolvimento da Comunicação:

São utilizados diversos métodos de comunicação, incluindo sinalização visual e sistemas de comunicação aumentativa e alternativa (CAA), para apoiar a comunicação efetiva.

Aplicações do Método no Autismo:

· Quadros de Horários e Rotinas

· Sinalizações Visuais

· Ambientes Estruturados

· Ensino de Autonomia

Benefícios do Método TEACCH:

· Redução da Ansiedade

· Melhoria na Comunicação

· Desenvolvimento de Habilidades Sociais

· Adaptação Individualizada

O método TEACCH representa uma abordagem valiosa e centrada na pessoa para apoiar o desenvolvimento de indivíduos no espectro autista. Ao enfatizar a estrutura, organização e individualização, o TEACCH visa capacitar e promover a autonomia, reconhecendo a singularidade de cada pessoa autista e suas necessidades únicas.

Sofia Borges, Psicóloga

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