Mês de novembro no CLDS-4G Murça “Milhões de Esperanças”

Técnicas do CLDS atendem telefones no escritório

O Eixo III de Intervenção dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) associa-se às questões da promoção do envelhecimento ativo e do apoio à população idosa.

Num território com as características demográficas do concelho de Murça, onde 29,7% da população, em 2018, tinha mais do que 65 anos, pôr em prática medidas sociais que visem o combate dos principais fatores de isolamento dos idosos assume toda a pertinência, reforçada, inclusive, pelo atual contexto pandémico que penaliza os hábitos quotidianos da população em geral e, de sobremaneira, os dos mais velhos, considerados o grande “grupo de risco”.

Por ser assim, as Atividades do CLDS-4G de Murça – Milhões de Esperanças – que funcionavam em dinâmica de grupo, nomeadamente a Atividade 12 – Espaço Sénior, sofreram uma reorganização que privilegia as sessões individualizadas, os contactos telefónicos, on-line e as visitas domiciliárias. Não obstante, o CLDS continua a promover a “Semana das TIC” com os idosos das aldeias de Fiolhoso e Vilares, às terças e quintas-feiras, respetivamente, nas sedes das Juntas de Freguesia.

O “CLDS EM LINHA” surge como resposta a novos desafios, contribuindo para a resolução de problemas imediatos, prestando apoio emocional e psicológico e atualizando os mais velhos sobre as novas medidas de prevenção de contágio por COVID-19 implementadas semanalmente. Também as deslocações aos domicílios passaram a assumir uma relevância maior. Aos destinatários do “Espaço Sénior” tem sido distribuído um “Caderno de Atividades” editado pelo CLDS a pensar na sua estimulação cognitiva, que se encontra também disponível on-line na Página de Facebook do CLDS-4G de Murça – Milhões de Esperanças, para download dos interessados.

Prevê-se que até ao final do mês de novembro, em articulação estreita com os parceiros do CLDS, esta linha de apoio abranja outros públicos-alvo, nomeadamente as crianças e famílias que se encontrem em isolamento profilático, sendo que a equipa CLDS continuará a canalizar esforços para que o distanciamento físico das pessoas não signifique distanciamento dos agentes da Rede Social, pelo contrário.

Outra rede fundamental do Concelho de Murça a que o CLDS está particularmente associado é a Rede de empresas e comércios locais, desta vez no âmbito do Eixo I de Intervenção – Emprego, Formação e Qualificação.

Para assinalar o Dia Nacional do Empresário, a 25 de novembro, o CLDS Milhões de Esperanças levou a cabo uma ação junto dos empresários e comerciantes murcenses com o objetivo de os sensibilizar para uma parceria que permita a concertação de atividades e o reforço de sinergias no âmbito da empregabilidade. É objetivo do CLDS, designadamente com a Atividade 1 – “Transform’Arte” em curso desde outubro de 2020, orientar e capacitar as pessoas desempregadas, para que aumentem a sua proatividade na procura ativa de emprego. Mas também, informar as entidades empregadoras locais sobre a importância da sua participação ativa na concretização de medidas ativas de emprego e em processos de inserção profissional e social. A par desta sensibilização, as técnicas do CLDS responsáveis pela execução das Atividades do Eixo I levaram a cabo uma prospeção de mercado.

Quando os astros empresariais se alinham, Murça cresce!

Natália Gomes e Andreia Henrique,

Técnicas do CLDS 4G Milhões de Esperanças”

Notícias Relacionadas

A2000

9 de Agosto, 2024

Integração Profissional em Mesão Frio, Santo André

9 de Agosto, 2024

MUDAT – A mudança começa em ti!

9 de Agosto, 2024
Skip to content