A equipa CLDS Murça Milhões de Esperanças principiou o mês de março com a Atividade 2 “Abrir Caminhos”, inserida no Eixo I – Emprego, Formação e Qualificação, que contou com seis participantes contínuos.
Esta atividade dirige-se a público desempregado que, em simultâneo, reúna outras vulnerabilidades além do desemprego. Desta forma, o CLDS proporciona apoio individual e “à medida” das necessidades e dos múltiplos problemas de cada desempregado, acompanhando-o na abordagem às entidades empregadoras, na retaguarda ou mesmo diretamente, conforme as necessidades/limitações comunicacionais e relacionais.
O CLDS lançou ainda a campanha “Eu desenho para ti!”, inserida na Atividade 13 “Conto Contigo”, referente ao Eixo III – Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa, com o intuito de combater o isolamento e de promover trocas intergeracionais. A população do concelho de Murça foi desafiada a ajudar a envolver os mais pequenos naquela que podia ser a sua primeira mini experiência de voluntariado. Cada criança fez um desenho livremente, tendo os trabalhos sido recolhidos posteriormente pelas técnicas do Projeto e entregues aos idosos. Com esta ação pretendeu desencadear-se o máximo de sorrisos aos seniores, de forma a alegrar os dias de confinamento de cada um!
Apesar das medidas de confinamento terem aliviado parcialmente, a equipa do CLDS continua a desenvolver algumas atividades não presenciais, de forma a não comprometer a segurança dos seus participantes. Como tal, foram dinamizados quatro Workshops on-line com destinatários da Atividade 11 do Plano de Ação do Projeto, designada “Espaço J+”, sobre diferentes temáticas que contribuem para o desenvolvimento integral dos mesmos.
Com o mês de março, entrou também a primavera. Mais uma vez, a sede do CLDS Milhões de Esperanças “vestiu-se” para a ocasião, acompanhando a linha temática da estação, que contou com a contribuição dos destinatários do “Espaço J+”.
por Beatriz Ermida e Natália Gomes, Técnicas do CLDS-4G Murça Milhões de Esperanças