O mês de março foi recheado de datas significativas o que nos possibilitou desenvolver uma série de atividades alusivas às mesmas em Armamar e Tabuaço.
Em Tabuaço, iniciámos o mês com uma ida ao agrupamento de escolas Abel botelho, a convite do Prof. Alcino Gomes que é o responsável pela biblioteca escolar. Nesta visita, vimos as exposições “Rosto Dinâmico”, “O meu novo modelo de ecoponto” e “A lição é o Amor”, da autoria dos alunos daquela escola, de seguida, assistimos à leitura da história “A Joaninha Pintinha”, da escritora Amparo Rainha, lida por um elemento da equipa da biblioteca. Todos estiveram atentos e gostaram muito da história, uma vez que conta a vida de uma joaninha que por ter apenas uma pintinha se sentia diferente das outras, mas a amizade entre todas mostrou que apesar da diferença, somos iguais. No final, da história tivemos uma surpresa, pois o curso de restauração e bar ofereceu um lanchinho, feito pelos próprios que nos soube muito bem! À saída, recebemos ainda a mascote do livro, uma joaninha, para recordarmos esta tarde fantástica. Agradecemos ao agrupamento, na pessoa do Prof. Alcino, o convite e a oportunidade de vivenciarmos esta experiência.
A 3 de março assinala-se o Dia Mundial da Vida Selvagem. Uma efeméride criada pela Nações Unidas, que pretende alertar para os perigos do tráfico de animais selvagens em todo o mundo. Em Armamar e Tabuaço realizamos algumas pesquisas na Internet para perceber os animais que estão mais em perigo e em vias de extinção e ficamos surpreendidos com a quantidade de animais submetidos a essas condições!
A 8 de março assinala-se o dia Internacional da Mulher e nós não poderíamos deixar de comemorar essa data. O que fizemos? Primeiro, lemos e vimos alguns vídeos sobre a história desse dia. Não faz muito sentido celebrarmos uma data se não soubermos o motivo pelo qual o fazemos, não é verdade? Ficamos a par das várias lutas que as mulheres, em todo o mundo passaram para fazer prevalecer os seus direitos, tais como o direito ao voto. Em Portugal, esse direito somente foi adquirido após a revolução do 25 de abril! Em seguida, fizemos trabalhos em cartolina e cartão para assinalar esta data.
Em Tabuaço, a esteticista Cátia Aguiar fez-nos uma visita e embelezou as nossas mãos, ao pintar as unhas, com uma cor escolhida por nós. Ficámos ainda mais bonitas. Como forma de agradecimento, oferecemos uma pintura feita por nós, para ela colocar no seu estabelecimento. Obrigada, Cátia por este momento tão especial!
Por ser um mês com datas importantes para o planeta (início da Primavera, dia árvore e dia mundial da água), em Armamar e Tabuaço, trabalhamos mais exaustivamente as questões relacionadas com a proteção do ambiente. Realizamos trabalhos de grupo sobre a separação do lixo nos ecopontos, aprendemos que não devemos usar a banca da cozinha e a sanita para deitar: óleos, restos de sopa e de comida, sacos de plástico, fraldas e toalhitas, outros descartáveis de higiene, cabelos, medicamentos, seringas, cigarros e máscaras descartáveis. Existem muitos resíduos que, devido às suas características e dimensões, provocam não só graves problemas de obstrução nos sistemas de esgotos, como também durante o tratamento das respetivas águas residuais nas ETARS. Para que isto não aconteça, a solução é simples: Não se deve usar a banca da cozinha e a sanita como caixote de lixo!
Ficamos a saber que a água existente no nosso planeta é sempre a mesma, mas muda continuamente de lugar e de estado, formando um ciclo: o ciclo da água – também conhecido por ciclo hidrológico.
Em Tabuaço, de forma a assinalar o Dia Europeu da Música, os professores das AEC’s do Agrupamento de Escolas Abel Botelho de Tabuaço organizaram a Semana Musical e convidaram-nos para assistir a vários concertos de rua, nos quais tivemos a oportunidade de mostrar alguns dos nossos dotes artísticos participando com as nossas flautas.
Posto isto, concluímos que, de facto, tivemos um mês recheado de muitas atividades, muitas experiências, mas sobretudo, muitas aprendizagens.
Alexandra Santos, Técnica da A2000