O Márcio foi recentemente integrado profissionalmente na Junta de Freguesia de São Mamede através de uma medida ativa de emprego, Contrato-Emprego Inserção + (CEI+)
Após ter sido sinalizado pelo Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP) da A2000, o Márcio foi avaliado primeiramente no âmbito da medida IAOQE (Informação, Avaliação e Orientação para a Qualificação e Emprego) do Centro de Recursos, para depois realizar uma experiência laboral no decorrer do Apoio à Colocação. Finda esta experiência, que decorreu de forma muito positiva, veio o CEI+ e a continuidade do vínculo do Márcio à Junta de Freguesia.
Para o Márcio, exercer atividade profissional na Junta foi sempre o seu objetivo de vida, referindo que “gosta de trabalhar na Junta todos os dias, de fazer de tudo” salientando que é muito feliz e que “toda a gente gosta de mim na aldeia”. É esta motivação e ligação ao mundo do trabalho que se torna fundamental para o nosso cliente. Quando questionado sobre as tarefas que realiza, refere que faz um pouco de tudo: “varre e limpa as ruas, corta a erva, limpa as bermas com a vassoura”, acrescentando que faz o que é preciso para manter a sua aldeia bonita. O Presidente reforça dizendo que concretiza as tarefas “com o maior profissionalismo.”
Para Mário Vaz, Presidente da Junta de Freguesia de São Mamede de Ribatua, o Márcio “desempenha as tarefas que lhe são propostas com grande profissionalismo, integridade, honestidade e sobretudo pontualidade, sendo um exemplo para outros funcionários,” acrescentando que “ é evidente que adora aquilo que faz.”
A adaptação do Márcio às rotinas e exigências do trabalho diário foi um aspeto bastante positivo elencado pelo autarca no âmbito deste processo: Apesar de o Márcio, ser uma pessoa com deficiência desempenha com grande mestria as suas funções, sendo um verdadeiro exemplo de profissionalismo e dedicação.
Também o apoio da A2000 foi elogiado pelo Presidente de Junta, consciente da necessidade de criar mais oportunidades a pessoas com deficiência ou incapacidade, em prol da sua qualidade de vida: “A Junta de Freguesia está recetiva para integrar mais pessoas com deficiência, bem como a estabilizar os seus vínculos, mas com os devidos apoios financeiros, até porque as condições financeiras das Juntas de Freguesia são muito frágeis, mas acredito que com o apoio por parte da Governação Central e com a devida legislação as pessoas com deficiência terão mais motivos para sorrir”. Refere ainda o papel fundamental da A2000 na consciencialização da responsabilidade social por parte das entidades: “O apoio da Associação A2000 tem sido fulcral na defesa dos interesses das pessoas com deficiência e desempenha uma parceria importante com as Juntas de Freguesia, foi a sua atitude proactiva que fez despoletar este contrato.”
O Presidente, Mário Vaz, finaliza a entrevista referindo a importâncias da união das entidades na promoção da inclusão: “Acreditamos que haverá mais jovens como ele a necessitar de emprego, a carecer apenas de uma oportunidade. Se as entidades empregadoras e as Associações forem unidas, criarem parcerias e oportunidades para estas pessoas, teremos certamente um mundo mais justo para todos.”
Fátima Teixeira, Técnica de Apoio