No âmbito da UFCD 3564- Primeiros Socorros, os formandos do Curso 1- Ação 1 de Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, foram visitar o Quartel Delfim Ferreira mais conhecido por Quartel dos Bombeiros Voluntários de Peso da Régua.
Esta visita teve como objetivo os formandos aprenderem os procedimentos necessários no caso de dificuldades respiratórias na situação de socorro de urgência e na reanimação cardiorrespiratória, para num momento futuro terem conhecimentos suficientes para prestar primeiros socorros e salvar a vida de alguém.
O grupo de formação foi recebido pelo Segundo Comandante Antero Carvalho e a visita dividiu-se em três partes: visita às instalações (salão nobre, camaratas, central de comunicações e salas de formação), conhecer as viaturas de serviço e uma breve explicação sobre cada uma delas, nomeadamente viaturas de socorro e viaturas de combate (incêndios florestais e urbanos), viaturas de apoio e logística e viaturas para acidentes de viação e, por fim, uma formação sobre Suporte Básico de Vida, que proporcionou ao grupo a oportunidade de simular compressões e as insuflações e assim sentir-se mais preparado no caso de uma situação real de paragem cardiorrespiratória.
Nas palavras do Segundo Comandante “um bombeiro tem de ser polivalente, estar disponível para servir a população e confiar na equipa com quem trabalha”. Neste momento, lamenta a falta de interesse dos jovens quererem abraçar a profissão.
Esta Corporação de Bombeiros foi fundada em 1880 e as memórias de tantas décadas de existência estão “guardadas” religiosamente num Museu improvisado, mas de valor inestimável, que o grupo foi convidado a visitar. O espólio é composto por fotografias, objetos, utensílios e veículos que contam a história desta Corporação de Bombeiros que conta atualmente com um quadro ativo de 50 funcionários.
Assim se passou uma manhã agradável e sempre de espírito aberto para adquirir novas aprendizagens.
Fica o agradecimento a todos os Bombeiros desta Corporação, em especial ao Sr. Comandante Rui Lopes e Segundo Comandante Antero Carvalho por receberem a A2000 sempre de “braços abertos”.
“Enfrentar o perigo todos os dias é uma tarefa para poucos. Obrigada, Bombeiros!
Isabela Lima, Formadora
A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade” foi apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.