Os formandos do curso 12/ação1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários (OSPC12) iniciaram no dia 06/05/2024 uma nova etapa da formação profissional – a Formação Prática em Contexto de Trabalho.
A componente de Formação em Contexto de Trabalho (FPCT) faz parte do percurso formativo dos cursos de Formação Profissional existentes na A2000, tornando-se um momento fundamental de aquisição e/ou reforço de competências transversais, sendo assim uma mais-valia para o contexto de formação.
O início de qualquer nova etapa é sempre um misto de sentimentos e emoções e com os formandos do curso OPSC12 não foi diferente. Os formandos mostravam-se nervosos e ansiosos com o início da FPCT, mas também empolgados com as possibilidades/oportunidades que esta fase da formação lhes pode proporcionar.
Esta experiência de FPCT conta com o apoio das entidades que recebem os formandos, tornando assim esta prática uma realidade. São elas:
André Manuel Guedes Vicente (DouroPrint); Bernardo e Borges Pinto Lda.; Centro Social e Paroquial da Campeã; Centro Social e Paroquial de S. Miguel de Lobrigos; Centro Social e Paroquial de Santo António; Centro Social e Paroquial de Vilarinho da Samardã; Fundação da Casa de Mateus; Município de Santa Marta de Penaguião; Padaria Fernandes e Fernandes Lda. e União de Freguesias de Moura Morta e Vinhós.
Esta abertura por parte das entidades é fundamental para os formandos, uma vez que lhes permite experiências únicas e lhes possibilita a oportunidade para crescer, desenvolverem habilidades profissionais e se familiarizarem com o ambiente de trabalho.
A todas estas entidades o nosso muito obrigado!
Armando Oliveira, Técnico de Acompanhamento e Inserção