Este mês foi a mexer do início ao fim!
Demos continuidade à prática do para-hóquei e não é que estamos a ficar uns craques? Continuámos também com a natação, onde pudemos fortalecer os músculos e ao mesmo tempo divertir-nos!
Durante este mês falámos sobre o coração, a sua importância na nossa vida, que fatores podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares e o que podemos fazer para prevenir estes riscos. Neste sentido, a Dra. Ana, proprietária e diretora técnica da Farmácia Nossa Senhora de Fátima, fez-nos uma visita para nos falar dos cuidados a ter para termos um coração saudável, e fez-nos um rastreio em que nos mediu a tensão arterial e a glicemia!
O dia 8 de maio é muito importante para a nossa vila! Neste dia, foi assinado um foral que delimitou as fronteiras do concelho e assim dava, a Murça, a autonomia demográfica de administrar o território. Claro está que também o tínhamos que celebrar! Fizemos então um teatro sobre a Lenda da Porca que é tão nossa!
Fomos ainda visitar duas exposições, uma sobre as creches e os infantários (do passado ao presente) no CITRIME (Centro Interdisciplinar, Inter-Regional e Transfronteiriço de Memória da Educação) de Murça, e outra realizada pelos meninos do Centro Escolar de Murça, que tiveram de inspiração diversos pintores e arquitetos para os trabalhos apresentados, tendo sido exposta no Parque Urbano da nossa vila.
Para terminar e não menos importante, fomos visitar o quartel dos Bombeiros Voluntários de Murça, conhecer a sua forma de atuar e ajudar a população e tivemos oportunidade de ver de perto as viaturas da corporação, até algumas viaturas mais antigas! São uma peça fundamental no nosso dia-a-dia. Obrigada pelo vosso trabalho e entrega diária!
O nosso entusiasmo é tão grande que estamos cheios de expectativa quanto ao muito que ainda está para vir! Esperamos que continuem a apoiar-nos e a seguir de perto o nosso trabalho e evolução!
Murça e Poiares, unidos pelo para-hóquei!
Os nossos colegas do CAARPD de Poiares vieram visitar-nos a Murça no dia 30 de maio, para jogarem para-hóquei connosco!
Numa sessão cheia de animação e exercício físico, tivemos uma oportunidade para ver o que é que cada um dos grupos aprendeu durante o tempo de treino que já temos, ao mesmo tempo que aproveitámos para conhecer melhor pessoas que não costumamos ver habitualmente.
A propósito deste dia, quisemos deixar alguns testemunhos sobre a nossa experiência com o para-hóquei. O Marco disse que gosta muito de jogar, e de andar com o taco atrás das bolas; a Paula e a Sandra responderam, em conjunto, que gostam muito dos exercícios nos circuitos; a Ana disse gostar muito do convívio e do jogo em grupo com os colegas de Poiares, e confessou querer repetir a experiência.
Para as técnicas do CAARPD, Rafaela Oliveira e Tatiana Fernandes, “qualquer modalidade desportiva tem a sua importância para quem a pratica, desde o fomentar o espírito de equipa, o sentido de pertença, o sentir-se valorizado no papel que desempenha, o cumprimento de regras e até o foco de alcançar objetivos. O para-hóquei, como modalidade desportiva que é, torna-se importante para o nosso público-alvo por tudo o que anteriormente mencionamos, e porque ele surge direcionado para pessoas com deficiência ou incapacidade, permitindo que também eles possam praticar hóquei sem que as suas limitações sejam um entrave à prática desportiva”.
Os clientes e técnicos do CAARPD