No âmbito da UFCD Aperfeiçoamento da Escrita e da Oralidade visitamos a Biblioteca Municipal de Resende, com o objetivo de explorar os benefícios da leitura na oralidade e na expressão oral e também os vários géneros textuais e respetivas caraterísticas. Fomos recebidos de forma simpática pela técnica da Biblioteca Municipal, Dra. Ana Maria, que nos fez uma visita guiada pelos 3 pisos. Na entrada, visitamos a secção infantojuvenil, com livros adequados para as crianças e jovens. No piso superior, vimos o espaço internet e a sala de leitura composta por obras literárias, organizadas por temas, para facilitar a pesquisa. Por fim, no piso inferior tem o Fundo Local, uma secção da Biblioteca dedicada ao Concelho de Resende e aos escritores de Resende.
A Biblioteca é um serviço público muito importante e ficamos tristes por ver o seu débil estado de conservação e as fracas condições de utilização. A entrada para o edifício e os 3 pisos do mesmo, apenas é acessível por escadas, não há rampa nem elevador. O interior da Biblioteca é frio, húmido, escuro e com mobiliário antigo e pouco confortável.
Nesta visita descobrimos que leitura tem funções muito importantes. Ler é uma forma de entretenimento, um veículo de informação e aquisição de conhecimento, um motor de desenvolvimento da oralidade e escrita e um promotor da saúde mental. A leitura pode ser feita de diferentes maneiras: leitura individual, leitura em voz alta para os leitores ou rodas de leituras.
Na Biblioteca, o Fundo Local despertou o nosso interesse e decidimos pesquisar sobre Resende e aprofundar o nosso conhecimento. Pesquisamos sobre Resende em livros, revistas e artigos e fizemos uma roda de leitura, na qual cada um de nós leu o seu texto. No final de cada leitura, debatemos sobre o tema e identificamos o género textual de cada texto.
Ler é uma ferramenta essencial para melhorar a nossa oralidade e expressão oral e também a nossa escrita, porque aumenta vocabulário, desenvolve a criatividade e melhora a capacidade de reflexão, o sentido crítico. A Biblioteca é um serviço de extrema importância, pois disponibiliza à comunidade diversas oportunidades de leitura – obras literárias, livros infantojuvenis, publicações periódicas, obras de referência, acesso à Internet e algumas atividades culturais. Por isso, ler é um bom remédio!
Curso 2 – Ação 1 – Desenvolvimento de Competências Socioprofissionais
Sandra Pinto, Formadora
Este curso de formação é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (FSE) e pelo Estado Português, através do Portugal 2020 – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) – Tipologia da Operação 3.01- Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade.