No âmbito da UFCD 3522APCDI – Tratamento de plantas e animais, os formandos do Curso 6 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, a decorrer em Chaves, costuraram sacos de organza e colocaram no seu interior lavanda.
Esta atividade teve como objetivo conhecer os aspetos básicos da constituição desta planta e aplicar as regras básicas no seu tratamento.
A lavanda, também conhecida por alfazema, são pequenos arbustos perenes que podem ser cultivados quer num jardim, quer num pequeno vaso. Para ter sucesso no seu cultivo, a lavanda necessita de luz solar e pouca água (regar somente nos primeiros 30 dias).
As suas propriedades mais conhecidas são as de acalmar, estimular, cicatrizar, conservar alimentos e desinfetar. O óleo essencial de lavanda é um dos mais utilizados, sendo indicado para o combate à ansiedade e à insónia e para promover melhorias na pele. A lavanda também é muito utilizada em produtos de limpeza e até em detergentes para a roupa.
Após estes conhecimentos sobre a planta que iam utilizar, os formandos começaram por costurar pequenos sacos de organza (pano fino, transparente e respirável) e colocaram no seu interior pequenas porções de lavanda seca e desfeita. Por fim, fecharam o saco com uma fita de cetim.
Estes saquinhos são ideais para serem colocados junto à roupa (gavetas ou armários) para perfumar o seu interior.
A atividade decorreu com entusiasmo e curiosidade para saber qual o resultado.
Isabela Lima, formadora
Curso 6 – Ação 1-Operador de Serviços Pessoais e Comunitários